O Palmeiras, definitivamente, tem de focar suas atenções em se manter no G-4 do Brasileirão. O time de Alberto Valentim foi derrotado pelo Vitória por 3 a 1, nesta quarta-feira, no Barradão, e agora tem 11 pontos a menos do que o líder Corinthians, com só mais 15 em disputa. Ao menos segue em quarto lugar, com 54 pontos, enquanto os baianos pularam para 38 pontos e deixaram a zona de rebaixamento.
Dudu fez o gol solitário do Verdão. Yago, duas vezes, e Tréllez marcaram na terceira vitória do Leão em 17 jogos como mandante. Era o time com menos pontos em casa no início da rodada (agora são 13 pontos contra 12 do Atlético-GO). A última vitória no Barradão havia sido em 2 de agosto, contra a Ponte Preta.
O Palmeiras, pela segunda vez seguida, sofreu três gols no primeiro tempo. O roteiro foi idêntico ao do clássico contra o Corinthians, no último domingo: saiu perdendo por 2 a 0 e conseguiu diminuir, mas logo levou o terceiro e foi para o intervalo com desvantagem quase irreversível.
Os erros da defesa também lembraram os do Dérbi. Foi pelo lado esquerdo da defesa, tão explorado pelo Corinthians, que saiu a jogada do primeiro gol de Yago, aos 5 minutos. Aos 14, Tréllez ganhou de Juninho quase no meio de campo e disparou sozinho para vencer Fernando Prass.
Foi aí que o Palmeiras ameaçou entrar no jogo. Dudu aproveitou cruzamento de Keno e, de cabeça, diminuiu a desvantagem aos 19 minutos. Erik, que atuou improvisado como centroavante por Borja (na seleção), Deyverson (suspenso) e Willian (machucado) não estavam disponíveis, quase empatou no lance seguinte. Fernando Miguel salvou.
A reação foi abafada aos 39 minutos, em mais uma trapalhada da defesa. David, que já participara do primeiro gol e está na mira do Verdão para 2018, iniciou a jogada que terminou com Yago colocando mais uma bola na rede.
A estreia de Fernando, jovem de 18 anos que tem se destacado no sub-20, não foi capaz de animar o Palmeiras - as entradas de Róger Guedes e Guerra, menos ainda - apesar de o venezuelano ter feito um gol (mal) anulado nos instantes finais do jogo. Os paulistas pouco fizeram para ameaçar a vantagem baiana, mesmo com Uillian Correia expulso antes dos 20 minutos após fazer falta em Dudu.