Ponte Preta e Atlético-GO já estão matematicamente rebaixados para a Série B em 2018. Na última rodada do Brasileirão, que acontece neste domingo, quatro times tentam escapar das duas vagas que ainda restam no Z-4: Avaí e Sport, os ocupantes atuais dos postos, além de Coritiba e Vitória.
Vitória
Adversário: Flamengo (Barradão)
O que precisa: um ponto à frente do Sport, o Vitória garante a permanência com uma vitória em casa. Se não vencer, precisará torcer por tropeços de dois dos três rivais — em caso de resultado igual em relação ao Coritiba, a disputa vai para o saldo de gols, com vantagem atual de um gol para os baianos.
Coritiba
Adversário: Chapecoense (Arenda Condá)
O que precisa: o Coritiba também assegura a permanência em caso de vitória. Se perder, terá que torcer para que Sport e Avaí não vençam seus jogos — ou que um não vença e o Vitória seja goleado.
Sport
Adversário: Corinthians (Ilha do Retiro)
O que precisa: o Sport precisa vencer e torcer para que Vitória ou Coritiba não vença. O time pernambucano até tem chance de seguir na elite com um empate, mas Vitória ou Coritiba teria que levar uma goleada.
Avaí
Adversário: Santos (Vila Belmiro)
O que precisa: como tem uma vitória a menos do que os concorrentes, o Avaí é obrigado a vencer. Além disso, precisa torcer para que dois dos três concorrentes não vençam.