O Flamengo encaminhou a contratação do técnico Reinaldo Rueda para substituir Zé Ricardo. Colombiano de 60 anos, o treinador tem mais de 20 anos de experiência na função – mas trabalharia pela primeira vez em um país que não tem o espanhol como língua oficial.
Rueda tem passagens por Cortuluá, Deportivo Cali, Independiente Medellín, além de trabalhos nas seleções de Colômbia (sub-20 e principal), Honduras e Equador. O seu trabalho de maior destaque foi exatamente o último, no Atlético Nacional. Ele comandou a equipe de 2015 a 2017, conquistando a Libertadores de 2016 e a Recopa Sul-Americana de 2017 – além de chegar à final da Sul-Americana, que não foi disputada em função do acidente da Chapecoense.
Leia mais:
Nem na Sul-Americana! Mais uma vez, Conca não é relacionado no Fla
Segundo rádio colombiana, Rueda está acertado com o Flamengo
Rodrigo Caetano evita falar sobre nomes para assumir o Flamengo
O técnico já trabalhou com dois jogadores do elenco do Flamengo – Berrío e Cuéllar. Em entrevista coletiva nesta terça-feira (8), Everton Ribeiro falou sobre a possível chegada do novo comandante.
– Perguntamos ao Berrío e ao Cuéllar sobre ele. Disseram que o Rueda tem muita capacidade. Treinou grandes equipes, seleções. Berrío disse que ele é uma pessoa boa de grupo, que é estudioso, lembrou que foram campeões juntos. Se vier, vai ajudar bastante – analisou.
O trabalho de Rueda começou a se desgastar no Mundial de Clubes, quando o Atlético Nacional perdeu na semifinal para o Kashima Antlers por 3 a 0. Na Libertadores deste ano, o time foi eliminado logo na fase de grupos. Deixou o cargo em junho, logo depois de ser campeão colombiano, ao dizer que precisava de uma "oxigenação" na carreira.
O Flamengo já teve nove treinadores estrangeiros em sua história, mas o último foi em 1981 – o paraguaio Modesto Bría, que teve quatro passagens no comando da equipe.