Uma combinação de juventude e experiência representa parte das fichas que o técnico PC Gusmão aposta para calibrar o ataque do Joinville contra o Cruzeiro nesta quinta-feira, às 21 horas, na Arena. O garoto William Popp, de 21 anos, treinou no grupo principal e volta a aparecer entre os titulares para completar o ataque com o veterano Marcelinho Paraíba, de 40 anos, que também ganha uma chance na escalação inicial.
Leia as últimas notícias sobre o Joinville Esporte Clube no AN.com.br
O detalhe é que, apesar de Marcelinho ter se consagrado na função de camisa 10 por onde passou, ele deve assumir diante da raposa o papel do chamado "falso 9" - função já comum no futebol moderno, em que o centroavante é mais exigido a completar a marcação quando o time não tem a posse de bola.
- É um jogador inteligente, funcionou comigo no Sport, quando trabalhamos com ele flutuando. Quem acompanhou o Catarinense sabe que ele trabalhou assim, fez gol, é um jogador que tem a finalização também - destacou PC Gusmão.
As opções imediatas do treinador para a posição seriam Kempes, suspenso, e o recém-contratado Ricardo Bueno, ainda sem condições físicas de jogo. Já o argentino Mariano Trípodi parece não convencer o técnico de que merece espaço na equipe titular. Assim, o trio de ataque ficará completo com a presença de Edigar Junio, confirmado novamente entre os 11 que entram em campo.
Como o meia Marcelo Costa também está suspenso, o meio-campo do Tricolor poderá parecer mais defensivo à primeira vista: os volantes Naldo e Anselmo terão a companhia de Kadu, também volante, no setor. O jovem Kadu, no entanto, terá mais liberdade para subir ao ataque e apoiar os homens de frente.
Por opção de PC Gusmão, a faixa direita do campo contra o Cruzeiro será ocupada por Mario Sérgio em vez de Arnaldo, que começou a partida contra o Vasco. O time que subirá o gramado da Arena nesta quinta, portanto, terá três mudanças em relação à equipe que começou o jogo no Rio de Janeiro. Mesmo se vencer, o JEC ainda não conseguirá deixar a zona do rebaixamento.
Luxemburgo faz segredo no América
O campo do América, na região central de Joinville, foi a casa temporária do time de Vanderlei Luxemburgo durante os últimos ajustes para o jogo desta quinta. Mas, ao contrário de PC Gusmão, Luxa não distribuiu coletes que pudessem revelar o time titular. Os atletas do Cruzeiro apenas aqueceram e participaram de um recreativo.
À disposição do técnico após cumprirem suspensão, o lateral-direito Mayke e o volante Charles podem ganhar a preferência de Luxemburgo. Nesse caso, os prováveis sacados seriam Léo e o chileno Mena (isto porque Fabricio, que cumpria função improvisada no meio, voltaria para a lateral-esquerda, posição de Mena).