Uma vitória de 2 a 1 sobre o Bahia, que integra o G-4, confirma a boa fase do Criciúma, para a alegria de mais de 5 mil torcedores que agitaram o Heriberto Hülse neste sábado. Sob comando do técnico Petkovic, a equipe está há sete jogos sem perder, com quatro vitórias e três empates.
Os donos da casa saíram na frente, com gol de pênalti no primeiro tempo, cobrado por Rodrigo Andrade. Após o intervalo, o Bahia empatou com Tiago Real, aos seis minutos, mas o Tigre ampliou com gol de Adalberto, aos 20, e garantiu a vitória em jogo equilibrado em casa.
Com bom desempenho, a equipe mostrou que não depende do goleiro Luiz, suspenso por cartão amarelo e substituído por Edson. Nas últimas partidas da Série B, ele segurou os resultados do Tigre e saiu consagrado como herói. O resultado deixa o Criciúma com 18 pontos e na 10ª posição na tabela.
Gol de pênalti
O Bahia apareceu mais ofensivo nos primeiros minutos de jogo, mas foram os donos da casa que saíram na frente. Após duas cobrança seguidas de escanteio do Criciúma, o volante Yuri se chocou com o atacante Juba em uma defesa e o árbitro marcou o pênalti, que provocou reclamações nos adversários. Rodrigo Andrade foi para a cobrança, bateu de pé direito no canto esquerdo do gol e abriu o placar, aos 13 minutos.
O gol deu confiança e o Tigre passou a aproveitar brechas nas laterais para chegar à área do Bahia, que não se deixou dominar pelos donos da casa. Aos 25, Tiago Real mandou a bola pela linha de fundo. A arbitragem deu escanteio equivocadamente e, após cobrança de Tiago Real, Yuri desviou de cabeça por cima da trave de Edson.
Em outro lance rápido, o Bahia chegou à área do Tigre, aos 28. Maxi Biancucchi recebeu de Tiago Real, bateu para o gol e deu um susto no goleiro Edson, que saiu mal para defender, mas Guilherme Santos apareceu para cortar.
O Tigre levou outro susto com uma falta perto da área, que rendeu dois escanteios ao adversário, mas a bola foi pra fora e o clube baiano não conseguiu o empate. Em seguida, o Criciúma saiu no contra-ataque e Juba bateu na entrada da área do Bahia, mas a bola desviou nas costas de Yuri.
Aos 37, Neto Baiano chutou forte em cobrança de falta perto da intermediária, mas a bola saiu à direita do gol de Douglas Pires. Nos minutos finais da primeira etapa, o Tigre focou em segurar a vantagem e as jogadas do adversário.
Empate duvidoso e virada do Tigre
Aos seis minutos do segundo tempo, o Bahia empatou com gol de Tiago Real, em lance irregular, pois a bola tocou no braço do jogador. A arbitragem, entretanto, não marcou nada e o jogo seguiu com o placar marcando 1 a 1.
Em seguida, o Tigre conseguiu uma boa oportunidade de ampliar, em cobrança de falta de Rodrigo Andrade perto da entrada da área, mas a bola ficou na barreira. Em outra cobrança de falta, Guilherme Santos levantou na área e Neto Baiano chutou, mas o goleiro Douglas Pires foi ao chão para agarrar.
Depois de pressão do Bahia, o Tigre se recuperou para ampliar o placar. Lucca fez uma bela cobrança de escanteio e Adalberto apareceu para estufar a rede de cabeça, aos 20 minutos.
Aos 27, outra boa falta do Criciúma, de frente para a área. Lucca cobrou bem, mas a bola passou do ladinho da trave. O Bahia ainda tentou o empate, com chute de Maxi Biancucchi, que saiu por cima do gol de Edson, aos 35 minutos. O adversário ainda teve outra oportunidade, em cobrança de falta à esquerda da área, mas a bola ficou na barreira.
O Tigre aproveitou a empolgação para pressionar nos últimos minutos da partida e quase fez o terceiro, com chute na entrada da área, mas o goleiro do Bahia fez uma bela defesa. Jefferson arrancou no contra-ataque seguida, em jogada individual, e chutou na área da equipe baiana, mas mandou pra fora.
FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA (2)
Edson; Maicon Silva, Adalberto, Fábio Ferreira, Guilherme Santos; Paulinho (Jonas), Marcão, Rodrigo Andrade; Juba (Jefferson), Lucca (Paulo Sérgio) e Neto Baiano
Técnico: Petkovic
BAHIA (1)
Douglas Pires; Tony, Robson, Titi, Marlon; Yuri, Eduardo (João Paulo), Pittoni, Tiago Real; Jacó (João Leonardo) e Maxi Biancucchi (Mário)
Técnico: Sérgio Soares
Gols: Rodrigo Andrade, aos 13 minutos do primeiro tempo. Tiago Real, aos seis, e Adalberto, aos 20 minutos do segundo tempo.
Amarelos: Yuri, Titi (B), Marcão, Paulinho, Adalberto, Fábio Ferreira, Jefferson (C)
Arbitragem: Diego Almeida Real, auxiliado por Carlos Henrique Selbach e Lúcio Beiersdorf Flor (trio do RS)
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma
Público: 5.108 torcedores
Renda: R$ 67.827
Leia tudo sobre o Criciúma
Confira a tabela da Série B 2015
Clique na imagem e acesse a tabela da Série B: