O Palmeiras pode receber um presente no ano do centenário. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou que vai reconhecer o título da Copa Rio de 1951 como um Mundial de Clubes. O suíço confirmou que o Palmeiras receberá um certificado que chancela a conquista, porém isso significa que a conquistra passe a ser um torneio da Fifa.
- O Palmeiras, naquela época, foi o campeão do mundo de clubes. Naquela época (anos 50), eles foram campeões. Vamos dar um certificado para todos os campeões. Agora, teremos um campeão a cada ano - declarou Blatter ao "Estado de S. Paulo", na Suíça.
Apesar das declarações, o mandatário da Fifa insistiu que o reconhecimento não significaria somar o título à lista dos atuais campeões do mundo. Mesmo assim, o reconhecimento é dado como certo.
A atitude de Blatter irritou o departamento de comunicação da Fifa, que tentou impedir que o suíço terminasse a frase. Além disso, o departamento avisou que haveria um comunicado sobre o assunto.
O pedido pelo reconhecimento da conquista foi feito pela diretoria do clube e teve o apoio do Ministro do Esporte, Aldo Rebello e do futuro presidente da CBF, Marco Polo del Nero, que é membro do Comitê Executivo da Fifa e ligado ao presidente do Verdão, Paulo Nobre.
Um dossiê, em três línguas, foi enviado à Fifa pelo Palmeiras em 2006 pleiteou o reconhecimento da conquista como o primeiro Mundial de Clubes. A entidade máxima do futebol chegou a sinalizar positivamente ao Verdão na época, mas depois recuou. A Copa Rio reuniu oito clubes: Vasco, Palmeiras, Nacional (URU), Sporting (POR), Áustria de Viena (AUS), Olympique Nice (FRA), Estrela Vermelha (IUG) e Juventis (ITA). O Verdão venceu os italianos na final, em dois jogos. A finalíssima terminou em 2 a 2, no Maracanã, e deu a taça ao Alviverde, que venceu a ida por 1 a 0.
Ídolos históricos do Palmeiras, casos de Oberdan Cattani e Waldemar Fiúme, fizeram parte do elenco e sempre se consideraram campeões do mundo. A imprensa da época tratou o Alviverde como campeão mundial e a taça sempre foi uma das mais destacadas na galeria do Palestra Itália.
>
Palmeiras comemora o título em 1951. Foto: Arquivo