André Santos é o novo reforço do Flamengo. O vínculo foi firmado na tarde desta quinta-feira, no hotel Windsor, localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Além do jogador, quem participou da reunião que selou o acordo foi o advogado do Flamengo, André Galdeano. O lateral-esquerdo terá um vínculo com o Rubro-Negro até meados de 2015, e chegou ao clube sem custos após rescindir com o Arsenal. Com o acordo, o Flamengo adquire 50% dos direitos econômicos do jogador. A outra metade fica com o próprio atleta.
O lateral-esquerdo é o primeiro reforço após a chegada do técnico Mano Menezes. Eles trabalharam juntos no Corinthians, entre 2009 e 2010. Porém, foi o próprio jogador que procurou o técnico e conversou sobre a possibilidade de defender o Flamengo. A chegada dele estaria atrelada a algumas exigências, dentre elas, que o salário estivesse dentro da realidade financeira do Rubro-Negro e também à saída de um dos jogadores da posição, João Paulo e Ramon.
No Arsenal, o lateral-esquerdo recebia 20 mil libras por semana, valor que equivale a aproximadamente R$ 270 mil por mês. O Flamengo precisou acelerar a negociação até por conta do fechamento da janela europeia, no dia 20, ou seja, neste sábado.
Recentemente, Mano Menezes chegou a afirmar que o clube havia três ou quatro reforços para serem apresentados em breve. A zaga e a lateral direita são posições que preocupam a diretoria e são focos no olhar para o mercado.
Esta será a segunda passagem de André Santos pelo Flamengo. O jogador defendeu o time da Gávea em 2005, depois de se destacar pelo Figueirense. Porém, teve atuações abaixo do esperado e ficou no clube até o ano seguinte, quando foi para o Atlético-MG, para a disputa da Série B do Brasileiro. André Santos esteve no Grêmio no primeiro semestre, mas não demonstrou o mesmo futebol da época do Timão e Seleção Brasileira.