O Vasco foi ao Pacaembu enfrentar o Palmeiras pensando em retornar à liderança, enquanto a equipe de Felipão precisava da vitória para afastar de vez a possibilidade de rebaixamento. Porém, com o empate em 1 a 1 e a vitória do Corinthians sobre o Ceará, o time cruz-maltino viu a liderança escapar e o Timão ocupar o topo da tabela de forma absoluta.
O time de Cristovão Borges abriu o placar logo no começo do jogo, com Dedé. Mas, com uma falha da zaga no segundo tempo, viu o Verdão deixar tudo igual, com Luan.
Com o resultado, o Timão abriu dois pontos de vantagem. Agora, o Vasco encara o Avaí, sábado, em São Januário. Já o Palmeiras, encara o Bahia, na Bahia.
O DEDÉ ESTÁ MALUCO
O jogo mal havia começado e o "Dedé maluco" apareceu pela terceira vez em três jogos. Logo aos quatro minutos, Felipe cobrou escanteio e o zagueiro subiu mais alto que a defesa do Palmeiras para abrir o placar. O gol cedo fez todos pensarem que o jogo seria um massacre cruz-maltino, mas não foi bem isso que se viu nos primeiros 45 minutos.
Depois do susto inicial, os comandados de Felipão passaram a ser mais presentes no campo de ataque. Precisando do resultado para escapar de vez do perigo de rebaixamento, os palmeirenses foram achando alguns espaços para toque de bola, obrigando setor defensivo adversário a trabalhar e o goleiro Fernando Prass a fazer algumas defesas. Porém, apesar de certa 'pressão', o time paulista não conseguia ser muito efetivo nas finalizações e a zaga vascaína mostrava segurança.
O Vasco viu como solução para 'desafogar' o time as saídas nos contra-ataques, principalmente com as jogadas pelas laterais. A troca de passes entre Felipe, Eder Luis e Diego Souza faziam o time de Cristovão Borges chegar à área e conseguir os chutes.
A partir dos 30 minutos, o Vasco passou a ser mais perigoso. Aos 33 minutos, após cruzamento de Felipe, Diego Souza cabeceou e Deola caiu para fazer a defesa. Pouco tempo depois, Jumar arriscou de longe e, mais uma vez, o goleiro palmeirense fez boa defesa, evitando que o placar fosse modificado.
LUAN APROVEITA E EMPATA
Na volta para o segundo tempo, o time do Vasco parecia estar mais recuado. Mas, aos poucos, os cruz-maltinos foram chegando ao ataque, explorando, principalmente, o lado direito, com Fagner, Allan e Eder Luis. O Palmeiras começou a perder terreno no meio de campo e errando muitos passes.
Pelo lado vascaíno, Dedé quase fez o segundo aos 12 minutos, após cruzamento de Felipe. Mas Deola fez a defesa.
Já pelo lado do Palmeiras, as chances já não eram no mesmo volume da etapa inicial. As principais oportunidades vinham das bolas paradas. Vendo a inatividade do setor ofensivo, Felipão tentou mudar o panorama com as entradas de Pedro Carmona e Dinei, nas vagas de Patrik e Ricardo Bueno, respectivamente. E foi justamente de uma jogada de escanteio que saiu o empate do Palmeiras. Após cobrança de Marcos Assunção, a zaga falhou e Luan apareceu sozinho na área para apenas chutar e sair para comemorar, aos 18 minutos.
No lance seguinte, quase a virada, quando Pedro Carmona, sozinho na área, desviou e a bola passou muito perto da trave direita de Prass, mas o assistente já havia marcado impedimento.
O Vasco, por sua vez, resolveu partir para cima em busca do gol da vitória, mas deixava espaços no meio. O técnico Cristovão Borges, na tentativa de retornar a estar em vantagem no placar, colocou Bernardo e Elton. Mas nenhum dos dois conseguiu fazer a diferença.
Já nos minutos finais, Bernardo recebeu na área e, ao disputar a bola com Deola, caiu. O camisa 31 reclamou pênalti, mas o árbitro mandou seguir.
Agora, o Vasco tem o Avaí pela frente, no sábado, em São Januário, enquanto o Palmeiras vai à Bahia encarar o tricolor baiano.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 1 VASCO
Data/hora: 16/11/2011 - 21h50
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (RS) e Kléber Lúcio Gil (SC)
Renda e público: R$ 122.555,00 / 8.570 presentes / 8.153 pagantes
Cartões amarelos: Thiago Heleno, Pedro Carmona (PAL); Renato Silva (VAS)
Cartões vermelhos: Não houve
Gols: Dedé 4'/1ºT (0-1), Luan 18'/2ºT (1-1)
PALMEIRAS: Deola; Cicinho, Leandro Amaro, Thiago Heleno e Gerley; Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vítor (Chico - 37'/2ºT)e Patrik (Pedro Carmona - 14'/2ºT); Luan e Ricardo Bueno (Dinei - 14'/2ºT). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
VASCO: Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Dedé e Jumar; Nilton, Felipe Bastos, Allan (Diego Rosa - 28'/2ºT) e Felipe; Eder Luis (Bernardo - 19'/2ºT) e Diego Souza (Elton - 26'/2ºT). Técnico: Cristovão Borges.