Não tem mais jeito. Acabou a esperança do torcedor azurra de permanecer na elite em 2012. Jogando em São Januário, o Avaí levou 2 a 0 do Vasco e acabou sendo rebaixado matematicamente para a Série B em 2012. Felipe e Élton anotaram os gols do time carioca. O torcedor do Leão quer, agora, ao menos uma vitória no clássico para estragar o sonho alvinegro de disputar a Libertadores.
Veja os gols da vitória do Vasco
Imagens da partida
Nem a velhinha de Taubaté, personagem do escritor Luis Fernando Verissimo acreditava que o Avaí poderia escapar do rebaixamento. Com apenas 30 pontos na tabela, o Leão precisava derrotar, fora de casa, o Vasco, time que briga pelo título, é o atual campeão da Copa do Brasil e está nas semifinais da Copa Sul-Americana. Ou seja, a tarefa era hercúlea. E se até aqui, nem o dever de casa (time perdeu para o Ceará e empatou com o Cruzeiro na Ressacada), o Avaí vinha fazendo, imaginar que longe dos seus domínios a vitória viria, era muito otimismo.
Lambança vascaína
Num raro contra-ataque, Cléverson, dentro da área, chutou e a bola rebateu nos zagueiros. Fernando Prass quis sair jogando em velocidade e deixou a bola escapar. Cléverson, esperto, tentou o chute, mas Dedé, o novo xódo vascaíano, afastou.
Vasco pressiona e Moreto salva
O técnico do Vasco colocou uma formação bastante ofensiva. Felipe, Juninho Pernambucano e Diego Souza no meio-de-campo chegavam a todo instante na frente da área para municiar Élton e Eder Luis. Recuado, o Avaí se via obrigado a parar o time carioca com faltas. Cedo, Júnior Urso recebeu cartão amarelo. Aos 20 minutos, numa outra falta mais violenta, veio o cartão vermelho.
Até ali, o Vasco trabalhava a bola, alçava na área e arriscava chutes de fora. No gol, Moreto defendia tudo. Foi a grata surpresa do Leão no jogo. Com um jogador a mais, o Vasco passou a jogar pelos lados do campo e passou a trazer problemas para a zaga do Leão. Numa boa triangulação dos meias vascaínos, Felipe mandou forte. Moreto espalmou. Aos 38 foi a fez de Diego Souza arriscar. Moreto defendeu. Fim do primeiro tempo.
Na segunda etapa, o domínio da equipe carioca foi total. O Vasco empurrou o Avaí para dentro do seu campo. Ouso dizer que o Leão ficou preso na sua área. O time carioca seguia jogando em velocidade pelos flancos. Numa boa jogada de Felipe, da esquerda para o meio, na entrada da área, ele limpou Diogo Orlando e meteu uma bomba: golaço.
Festa nas arquibancadas
Bernardo, que havia acabado de entrar no lugar de Eder Luis, recebeu na ponta, levantou a cabeça e cruzou na medida para Élton cabecear no cantinho de Moreto: 2 a 0. A partir daí, o Avaí foi o retrato do que se viu durante todo o campeonato: apatia, passes errados e tristeza. Tristeza que toda a nação avaiana sente pelo retorno à Segunda Divisão.
Ficha técnica
VASCO
Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Dedé, Jumar; Romulo, Juninho Pernambucano (Allan), Felipe, Diego Souza (Alecsandro); Eder Luis (Bernardo) e Élton
Técnico: Cristóvão Borges
AVAÍ
Moretto; Diogo Orlando (Jhonny Dias), Dirceu, Cássio, Leo Campos; Bruno, Júnior Urso, Lincoln (Daniel), Robinho; Cleverson (Marcos Paulo) e William
Técnico: Edson Neguinho
Gols: Felipe, aos cinco, e Elton, aos 20 minutos do segundo tempo.
Vermelho: Júnior Urso
Amarelos: Júnior Urso (A) e Rômulo (V)
Arbitragem: Fabrício Neves Correa-RS, auxiliado por José Chaves Franco Filho-RS e José Javel Silveiro-RS
Local: São Januário, no Rio de Janeiro