Em um momento raro na Fórmula 1, dois pilotos fizeram o melhor tempo durante a classificação do Grande Prêmio do Canadá. George Russell e Max Verstappen terminaram a volta no Q3 com 1m12s000, mas o britânico ficou com a pole e vai largar no domingo (9), a partir das 15h, na primeira posição.
De acordo com a regra da F1, o piloto que fizer a volta primeiro tem a vantagem. Russell marcou o tempo em sua primeira tentativa, enquanto o líder do campeonato conseguiu a marca em sua última tentativa. Lando Norris, da McLaren foi o terceiro colocado.
As surpresas ficaram com Sergio Pérez, da Red Bull, os dois pilotos da Ferrari e Daniel Ricciardo, da Racing Bulls. Em primeiro lugar, o mexicano foi eliminado ainda no Q1 —vai largar em 16º —, alegando problemas na parte traseira do carro que fizeram a equipe ter dificuldade para encontrar soluções.
Já Charles Leclerc, vencedor da última prova em Mônaco, e Carlos Sainz vão largar em 11º e 12º, respectivamente. A Ferrari não vinha encontrando boas voltas e acabou ficando de fora do Q3 com os dois pilotos. Quem se aproveitou foram os representantes da Racing Bulls e Alexander Albon, da Williams.
Desses três, Ricciardo ficou em quinto, largando atrás apenas do trio mencionado inicialmente e Oscar Piastri, da McLaren. Yuki Tsunoda será o oitavo no grid, a frente do piloto da casa, o canadense Lance Stroll, da Aston Martin. Albon larga em 10º.
Confira a classificação para o GP do Canadá:
- George Russell - Mercedes
- Max Verstappen - Red Bull
- Lando Norris - McLaren
- Oscar Piastri - McLaren
- Daniel Ricciardo - Racing Bulls
- Fernando Alonso - Aston Martin
- Lewis Hamilton - Mercedes
- Yuki Tsunoda - Racing Bulls
- Lance Stroll - Aston Martin
- Alexander Albon - Williams
- Charles Leclerc - Ferrari
- Carlos Sainz - Ferrari
- Logan Sargeant - Williams
- Kevin Magnussen - Haas
- Pierre Gasly - Alpine
- Sergio Pérez - Red Bull
- Valtteri Bottas - Kick Sauber
- Esteban Ocon - Alpine
- Nico Hulkenberg - Haas
- Zhou Guanyu - Kick Sauber