"Você venceu. Finalmente." Esta foi a mensagem que o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, recebeu pelo rádio da equipe após vencer, de ponta a ponta, o GP de Mônaco de Fórmula 1 neste domingo (26). Oscar Piastri, da McLaren, foi o segundo colocado e Carlos Sainz, também da Ferrari, terminou em terceiro lugar, respeitando a ordem de largada.
Ao ver a bandeirada de chegada dada pelo atacante francês Kylian Mbappé, que já atuou pelo Monaco, Leclerc se tornou o primeiro piloto da casa a vencer a tradicional prova da F-1.
Ele chegou ao triunfo inédito após uma série de frustrações. Nos últimos quatro anos, o piloto foi pole três vezes no circuito — conhecido justamente por ser uma prova em que a ordem de largada é crucial —, mas nunca havia conseguido manter a posição até o fim da corrida.
Após a vitória, Leclerc é o vice-líder do Mundial, com 138 pontos após oito etapas. Max Verstappen, da Red Bull, segue na liderança, com 169 pontos, após terminar na sexta colocação neste domingo. E em terceiro está Lando Norris, da McLaren, com 113 pontos.
A nona etapa do Mundial de F-1 acontece no dia 9 de junho, no GP do Canadá, disputado no circuito Gilles-Villeneuve, em Montreal.
Confira o resultado do GP de Mônaco de F-1:
- Charles Leclerc (MON/Ferrari),
- Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 7s152
- Carlos Sainz (ESP/Ferrari), a 7s585
- Lando Norris (ING/McLaren), a 8s650
- George Russell (ING/Mercedes), a 13s309
- Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 13s853
- Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 14s908
- Yuki Tsunoda (JAP/RB), 1 volta
- Alexander Albon (TAI/Williams), 1 volta
- Pierre Gasly (FRA/Alpine), 1 volta
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), 2 voltas
- Daniel Ricciardo (AUS/RB), 2 voltas
- Valtteri Bottas (FIN/Kick Sauber), 2 voltas
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin), 2 voltas
- Logan Sargeant (EUA/Williams), 2 voltas
- Guanyu Zhou (CHN/Kick Sauber), 2 voltas
- Não completaram: Sergio Pérez (MEX/Red Bull), Kevin Magnussen (DIN/Haas), Nico Hülkenberg (ALE/Haas), Esteban Ocon (FRA/Alpine)