De volta ao calendário após ter sido cancelado no ano passado devido às inundações na região, o GP da Emilia-Romagna será a ocasião para o paddock render homenagens a Ayrton Senna, que faleceu há 30 anos nesse mesmo Circuito de Ímola.
O francês Pierre Gasly, da Alpine, usará um capacete amarelo para homenagear o brasileiro, um de seus "heróis esportivos" que o "incentivou" a seguir no automobilismo. O capacete será vendido em um leilão para arrecadar fundos para o Instituto Ayrton Senna, que apoia a educação de crianças no Brasil.
Na manhã de domingo, antes da corrida, o alemão Sebastian Vettel, que se aposentou da F1 em 2022, vai pilotar a McLaren MP4/8 com a qual o brasileiro disputou a temporada de 1993. O alemão também liderou uma homenagem da comunidade do automobilismo, na qual pilotos da F1 e de categorias inferiores vestiram camisetas personalizadas e realizaram uma corrida pelo Autódromo de Ímola.
No dia 1º de maio, quando a morte de Senna completou 30 anos, houve uma cerimônia em sua memória e à do austríaco Roland Ratzenberger, que morreu um dia antes em outro acidente.