O tricampeão mundial Max Verstappen segue mostrando por qual motivo é o melhor da atualidade na Fórmula 1. O holandês não deu chance para a concorrência e cravou a pole para o Grande Prêmio da Arábia Saudita, que ocorre neste sábado (9), às 14h (horário de Brasília).
Seu companheiro de Red Bull, o mexicano Sergio Pérez vai largar em terceiro, atrás de Charles Leclerc, da Ferrari. No entanto, ambos ficaram a três décimos de Verstappen, que conseguiu 1min27s472.
O treino classificatório não contou com Carlos Sainz, da Ferrari. O espanhol precisou passar por uma cirurgia no apêndice — a qual correu bem — e foi substituído por Oliver Bearman. O britânico de 18 anos vai se tornar o mais jovem a participar de uma prova da F1 pela Ferrari.
Zhou não consegue marcar tempo no Q1
Na primeira parte da classificação, nenhuma grande surpresa entre os eliminados. Valtteri Bottas ficou em 16º, pois acabou sendo atrapalhado em sua última volta. Repetindo o fraco desempenho do Bahrein, as Alpines de Esteban Ocon e Pierre Gasly ficaram em 17º e 18º, respectivamente.
Logas Sargeant, da Williams, vai largar em penúltimo, a frente apenas de Zhou Guanyu, da Kick Sauber. O chinês sofreu forte acidente no treino livre 3 e o carro ficou avariado. A equipe tentou arrumar a tempo, mas ele só conseguiu sair dos boxes com menos de dois minutos, sem conseguir marcar tempo.
A melhor volta do Q1 foi de Verstappen, com 1min28s171. Ele ficou na frente de Lance Stroll, da Aston Martin, e da Ferrari de Leclerc.
Hulkenberg abandona e Bearman fica em 11º
No início do Q2, a Haas de Nico Hulkenberg perdeu potência e o piloto alemão precisou abandonar. Com isso, ele foi o primeiro eliminado e vai largar em 15º. Os outros que ficaram de fora foram: Daniel Ricciardo, Kevin Magnussen, Alexander Albon e Bearman, que por 0s039 não eliminou Lewis Hamilton.
Na briga pelas primeiras posições, Verstappen repetiu a primeira posição, com 1m28s171, ficando a frente por menos de um décimo em relação a Leclerc e Alonso.
Verstappen voa no Q3
Havia muito equilíbrio nas duas primeiras partes da classificação. No entanto, no Q3 Verstappen mostrou o motivo de estar vencendo tudo. Ele conseguiu marcar 1min27s472 na sua primeira tentativa e nem precisou melhorar no final.
Pérez vinha fazendo o segundo melhor tempo, mas Leclerc conseguiu melhorar o seu tempo no estouro do relógio. Destaque positivo para Alonso, que conseguiu a quarta posição e Yuki Tsunoda, que levou o carro da Racing Bull ao Q3 e vai largar em nono.
Quem deixou a desejar foi a Mercedes, que vai largar em sétimo, com George Russell, e em oitavo, com Lewis Hamilton. Ambos atrás das duas McLaren.
Confira o grid de largada para o GP da Arábia Saudita
- Max Verstappen (HOL/Red Bull)
- Charles Leclerc (MON/Ferrari)
- Sergio Pérez (MEX/Red Bull)
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin)
- Oscar Piastri (AUS/McLaren)
- Lando Norris (ING/McLaren)
- George Russell (ING/Mercedes)
- Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
- Yuki Tsunoda (JAP/RB)
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
- Oliver Bearman (ING/Ferrari)
- Alexander Albon (TAI/Williams)
- Kevin Magnussen (DIN/Haas)
- Daniel Ricciardo (AUS/RB)
- Nico Hulkenberg (ALE/Haas)
- Valtteri Botta (FIN/Kick Sauber)
- Esteban Ocon (FRA/Alpine)
- Pierre Gasly (FRA/Alpine)
- Logan Sargeant (EUA/Williams)
- Zhou Guanyu (CHI/Kick Sauber)