Em apenas duas provas, a Fórmula 1 já deu uma amostra do que será o restante de 2024. Situações podem mudar ao longo das corridas, mas a tendência inicial é que, novamente, apenas uma equipe seja a favorita para vencer na principal categoria do automobilismo.
A Red Bull Racing fez a dobradinha no Bahrein e na Arábia Saudita, com Max Verstappen em primeiro e Sergio Pérez em segundo. O piloto holandês vem com grandes chances de ganhar o tetracampeonato mundial, enquanto o mexicano tem a missão de assegurar o vice-campeonato para manter a vaga em 2025.
Atrás da equipe austríaca, a Ferrari aparece como segunda força na F1. No Bahrein, Carlos Sainz ficou no pódio, enquanto Charles Leclerc foi o quarto. Na Arábia Saudita, o menegasco foi o terceiro, com Oliver Bearman — substituto do espanhol, que se ausentou por conta de uma cirurgia no apêndice — terminando em sétimo.
Além da vantagem na tabela por conta dos pontos, a Ferrari também apresentou um ritmo de corrida melhor do que as adversárias. Nas classificações, a equipe italiana vem conseguindo disputar com a Red Bull, mas ainda não fez nenhuma pole.
Top 5 bem definido
Disputando a terceira posição neste início de temporada, a McLaren e a Mercedes estão quase empatadas em pontos. No Bahrein, a equipe alemã foi melhor, enquanto na Arábia Saudita a escuderia britânica levou a vantagem. Esse equilíbrio deve se manter durante a temporada, a menos que uma das duas apresente uma evolução grande, como foi o caso da própria McLaren em 2023.
Fechando o top 5, a Aston Martin ocupa essa posição muito por conta de um dos pilotos. O bicampeão mundial Fernando Alonso eleva a qualidade do carro, que acaba sendo prejudicado pelos erros cometidos por Lance Stroll. Com melhorias futuras, a equipe britânica pode chegar mais próxima de McLaren e Mercedes.
Fundo do pelotão
Entre as equipes mais fracas, há bastante equilíbrio nivelado por baixo. A Alpine aparenta ter o pior carro, mas conta com uma dupla de pilotos competente, que pode somar alguns pontos ao longo do ano, mesmo com um carro que apresentou piora de uma temporada para a outra.
Atualmente em sexto na tabela, a Haas conseguiu somar um ponto na Arábia Saudita, com Nico Hulkenberg. Apesar disso, a equipe norte-americana não anima e deve andar na parte de trás com frequência. A Kick Sauber é outra sem perspectivas, ainda mais com uma dupla de pilotos nada empolgante.
Por fim, a Williams e a Racing Bulls são equipes com mais perspectivas de melhora ao longo da temporada. No entanto, pelo que foi demonstrado até o momento, pouco empolgam.