Ninguém na história da Fórmula 1 teve uma temporada tão dominante quanto Max Verstappen, da Red Bull, em 2023. Ele conquistou o tricampeonato mundial e quebrou diversos recordes da categoria neste ano.
Em primeiro lugar, o holandês venceu 19 das 22 etapas, sendo a última em Abu Dhabi. Com isso, ele quebrou sua própria marca de 15 triunfos em uma única temporada, de 2022. Além disso, Verstappen teve 10 vitórias em sequência, superando as nove de Vettel em 2013.
Outra marca relevante do holandês foi estar presente no pódio em 21 oportunidades. Apenas na corrida de Singapura — vencida por Carlos Sainz, da Ferrari — ele ficou de fora do Top 3, terminando na quinta posição.
Com tantos resultados positivos, os pontos conquistados por Verstappen também entraram na lista dos recordes quebrados. Ele foi o primeiro piloto da história da F1 a passar dos 500 pontos, terminando com 575.
Foram 290 pontos de vantagem em relação ao vice-campeão Sergio Pérez, seu companheiro de Red Bull. O holandês e o mexicano somaram 860 pontos para a equipe austríaca. Contudo, apenas a pontuação de Verstappen já supera os 409 conquistados pela Mercedes, que foi a vice-campeã. O tricampeão mundial também foi o primeiro piloto a liderar mais de mil voltas em uma única temporada, com 1.003.
Por fim, Verstappen começou o ano com 35 vitórias na carreira e ocupando a sexta posição no ranking. O holandês terminou a temporada com 54 triunfos e ocupa a terceira colocação, tendo ultrapassado Ayrton Senna, Alain Prost e Sebastian Vettel. Agora, ele vai em busca de Michael Schumacher, com 91, e depois tentará alcançar o recordista Lewis Hamilton, com 103 vitórias.