As atividades da Fórmula 1 no Circuito de Interlagos, em São Paulo, começaram nesta sexta-feira (3). A classificação do Grande Prêmio do Brasil começou com o céu preto e terminou com chuva para decidir o pole position da corrida de domingo. Max Verstappen, da Red Bull, cravou a melhor volta, com 1min10s727.
Charles Leclerc, da Ferrari, vai largar ao lado do holandês na primeira fila. Na segunda fileira, os carros da Aston Martin ficaram em terceiro e quarto, com Lance Stroll e Fernando Alonso, respectivamente.
— O clima aqui é realmente muito insano. O vento prejudica muito, perdemos tempo por conta dele. Está todo mundo muito próximo, na corrida acho que seguirá assim. Importante cuidar o desgaste dos pneus nessa pista — disse Verstappen.
A decisão do mais rápido foi definida em poucos minutos do Q3, uma vez que a chuva forte apareceu e terminou a classificação cinco minutos antes do previsto. A pole do holandês vale para a prova de domingo (5). Neste sábado (4), ocorrerá a classificação e a prova sprint.
Sem surpresas no Q1
A primeira parte da classificação não teve nenhuma grande surpresa entre os eliminados: Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Daniel Ricciardo (AlphaTauri), Valtteri Bottas (Alfa Romeu), Logan Sargeant (Williams) e Guanyu Zhou (Alfa Romeu).
Na briga pelas primeiras posições, George Russell, da Mercedes, e atual campeão do GP do Brasil, ficou com o melhor tempo, com 1min10s340. Verstappen e Leclerc fecharam o Top 3. O detalhe dessa parte da classificação foi a proximidade entre os carros, com todos ficando na casa de 1min10s.
Alpine e Haas ficam no Q2
Na segunda parte da classificação, os principais favoritos se garantiram no Q3. Lando Norris, da McLaren, foi o mais veloz, com 1min10s021, seguido de Verstappen e seu companheiro de Red Bull Sergio Pérez.
Os pilotos da Alpine, Esteban Ocon e Pierre Gasly, e da Haas, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, foram eliminados, assim como Alexander Albon, da Williams.
Chuva chega e Q3 é mais curto
Com o passar do tempo durante a classificação, o céu em São Paulo ia ficando mais preto. No Q3, a chuva era iminente, mas todos os pilotos saíram com pneus macios. Os melhores desempenhos foram dos que conseguiram sair antes dos boxes, casos de Verstappen, Leclerc e Stroll.
Os últimos a completarem a volta tiveram dificuldades, com Oscar Piastri, da McLaren, rodando na reta final da sua tentativa. Pérez acabou sendo prejudicado pelo erro do australiano e ficou apenas com a nona posição.
Resultado da classificação para domingo em Interlagos na F1
- Max Verstappen (Red Bull) - 1min10s727
- Charles Leclerc (Ferrari) - +0.294
- Lance Stroll (Aston Martin) - +0.617
- Fernando Alonso (Aston Martin) - +0.660
- Lewis Hamilton (Mercedes) - +0.742
- George Russell (Mercedes) - +0.863
- Lando Norris (McLaren) - +1s260
- Carlos Sainz (Ferrari) - +1s262
- Sergio Pérez (Red Bull) - +1s594
- Oscar Piastri - sem volta no Q3
- Nico Hulkenberg (Haas)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Kevin Magnussen (Haas)
- Alexander Albon (Williams)
- Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
- Daniel Ricciardo (AlphaTauri)
- Valtteri Bottas (Alfa Romeu)
- Logan Sargeant (Williams)
- Guanyu Zhou (Alfa Romeu)
Como acompanhar a F1
Sábado (4/11)
- Classificação sprint - 11h (BandSports)
- Corrida sprint - 15h30 (Band e BandSports)
Domingo (5/11)
- Corrida - 14h (Band)