Ainda restam duas etapas do mundial de Fórmula 1 em 2023. Com 20 provas já disputadas, sendo a mais recente no Brasil, pilotos e equipes já estão chegando ao limite da temporada, com a maioria pensando em 2024, mas com alguns personagens ainda perseguindo pontos e dinheiro neste ano.
Após a corrida em Interlagos, em São Paulo, na qual o tricampeão mundial Max Verstappen venceu a 17ª corrida em 2023, a disputa pelo vice-campeonato parece mais definida. Restam 52 pontos em disputa, a serem distribuídos nas etapas de Las Vegas e Abu Dhabi, e Sergio Pérez tem 32 de vantagem em relação a Lewis Hamilton.
O mexicano somou mais pontos que o britânico nas provas realizadas no Brasil e pode garantir a segunda posição no campeonato na penúltima etapa, dia 19 de novembro. Apesar de não ser considerado um título, garantir o vice para Pérez pode significar a permanência na Red Bull na próxima temporada.
Ele, assim como outros 18 pilotos, está com contrato assinado para 2024. Apenas a Williams não definiu se permanecerá com Logan Sargeant. O norte-americano precisa cumprir metas, não divulgadas pela equipe britânica, para seguir guiando na F1.
Cada posição entre os construtores é valiosa
A Red Bull já garantiu o título entre as equipes e deve faturar mais de 150 milhões de dólares na próxima temporada. De acordo com a posição em que cada escuderia termina, a premiação é maior. Portanto, a disputa no mundial de construtores vai até a última volta em Abu Dhabi.
Brigando pela segunda posição, Mercedes e Ferrari estão separadas por 20 pontos. A equipe italiana saiu prejudicada no Brasil, uma vez que Charles Leclerc — que largaria em segundo no domingo — bateu na volta de apresentação e não participou da corrida. A equipe alemã, entretanto, somou poucos pontos e perdeu boa chance de abrir uma diferença maior.
Um pouco mais atrás, McLaren e Aston Martin estão disputando a quarta colocação. São 21 pontos de diferença entre as duas. Lando Norris garantiu os pontos da McLaren ficando na segunda posição nas corridas sprint e principal. Oscar Piatri teve dificuldades e não contribuiu muito.
A Aston Martin, que teve um início de temporada empolgante, estava regredindo em relação as adversárias. No entanto, em Interlagos, Fernando Alonso, em terceiro, e Lance Stroll, em quinto, conseguiram pontos valiosos no campeonato.
Disputas no fundo do pelotão
Na F1, até mesmo as piores equipes precisam brigar até o final por pontos valiosos. Cada posição conquistada no campeonato de construtores pode render até 10 milhões de dólares a mais.
A Alpine está com a sexta posição garantida. Depois da escuderia francesa, a disputa é intensa. A Williams tem 28 pontos, seguida da AlphaTauri com 21 — até um mês atrás a equipe italiana era a última colocada. Em penúltimo está a Alfa Romeu, com 16 pontos, e a lanterna está com a Haas, com 12.
Cada ponto conquistado nas duas últimas etapas por essas equipes pode significar melhorias importantes para o próximo ano por conta dos valores recebidos.