O domínio da Red Bull na temporada 2023 da Fórmula 1 é um dos maiores já vistos na categoria. A equipe austríaca venceu as 14 etapas disputadas — 12 com Max Verstappen e duas com Sergio Pérez — e está deixando a concorrência para trás, podendo garantir a taça restando sete corridas.
Com 583 pontos conquistados, a Red Bull pode assegurar o sexto título mundial de construtores no Grande Prêmio de Singapura, que ocorrerá no próximo domingo (17). A vantagem para a segunda colocada (Mercedes) é de 310 pontos, a conquista antecipada depende do desempenho da equipe alemã.
Para assegurar o título existem duas possibilidades
- Red Bull ficar em 1º e 2º e a Mercedes não pontuar;
- Red Bull ficar em 1º e 2º, fazer a volta mais rápida da prova (vale um ponto) e a Mercedes fazer apenas um ponto.
As chances disso acontecer são pequenas por conta da consistência apresentada pela Mercedes em 2023. Apesar de não conseguir nenhuma vitória, a dupla formada pelos ingleses Lewis Hamilton e George Russel está sendo consistente.
Na briga pela segunda posição, a equipe alemã está 45 pontos à frente da Ferrari e 56 da Aston Martin. A Red Bull é a atual campeã do mundial de construtores e venceu as outras quatro vezes de forma consecutiva entre 2010 e 2013.