No retorno da Fórmula 1, após o período de férias no meio da temporada, poucas surpresas nos resultados dos treinos livres desta sexta-feira (25). No TL1, o líder do campeonato, Max Verstappen, da Red Bull, foi o líder, enquanto no TL2 o mais rápido foi Lando Norris, da McLaren.
O destaque negativo da manhã foi o acidente que envolveu os dois australianos do grid. Durante a segunda sessão, Oscar Piastri, da McLaren, bateu em uma das curvas íngremes de Zandvoort, logo atrás dele vinha Daniel Ricciardo, da Alpha Tauri, que jogou o carro no mesmo muro para evitar uma batida com o compatriota. O resultado foi uma lesão no pulso que vai obrigá-lo a ficar de fora do restante das atividades.
No seu lugar, a Alpha Tauri vai utilizar o reserva Liam Lawson, 21 anos. Ele faz parte da academia de pilotos da Red Bull e havia pilotado um carro de F1 apenas em treinos livres.
Na primeira bateria de treinos, Verstappen ficou quase quatro décimos na frente de Fernando Alonso, que foi seguido por Lewis Hamilton para fechar o top 3. No segundo treino, Norris foi 23 centésimos mais rápido que o holandês, com Alexander Albon, da Williams, em terceiro.
Verstappen almeja igualar o recorde de Sebastian Vettel com mais vitórias consecutivas em uma temporada. Esse feito pode ser conquistado neste domingo (27) correndo em casa, no GP da Holanda, em Zandvoort.
A classificação, que define o grid de largada para domingo, acontece neste sábado (26), a partir das 10h (horário de Brasília). A corrida vai começar no mesmo horário e será importante para alguns pilotos, que não tiveram uma primeira metade de temporada positiva, buscarem a recuperação.
Fórmula 2: Crawford faz pole e Fittipaldi vai largar em 19º
A F2, categoria de acesso para a Fórmula 1, também está presente em Zandvoort. Pela manhã aconteceu a classificação que define as posições para as duas corridas do final de semana. O americano Jack Crawford fez a pole para a corrida principal de domingo.
No sábado será realizada a sprint, e o francês Theo Pourchaire, líder do campeonato, vai largar na frente por conta da inversão do grid. Ele ficou em 10º na classificação e terá a vantagem na corrida mais curta que, por consequência, vale menos pontos.
O único brasileiro na Fórmula 2 é Enzo Fittipaldi, que sofreu com as três bandeiras vermelhas durante a sessão e vai largar nas duas corridas na 19ª posição.