Uma semana depois de duelarem em Santa Cruz do Sul pela Stock Car, vários pilotos retornaram à capital do Tabaco para encarar um novo desafio: a penúltima etapa do Império Endurance Brasil, categoria de corrida de longa duração que reúne os carros mais rápidos do Brasil. A disputa ocorre neste sábado (27), às 11h30min.
Entre os principais nomes que participam das duas competições estão o pentacampeão Cacá Bueno — conhecido por ser o "Rei de Santa Cruz" — e o atual campeão Ricardo Maurício, que traz no currículo três títulos da Stock Car e um do Endurance, conquistado em 2017. A rivalidade entre os dois transcende as categorias.
— Eu e Ricardinho sempre tivemos um respeito muito grande um pelo outro e sempre fomos grandes adversários na Stock, brigando por poles e vitórias. Tem caras que são referência, que quando a gente chega na Stock, a gente quer ver quanto virou e o que está fazendo. O Ricardinho é um desses caras, e aqui no Endurance não é diferente. Mas acredito que aqui essa rivalidade tenha um clima um pouco mais ameno, mais festivo. Pelo menos por enquanto, que ainda não dividimos nenhuma freada — disse Cacá Bueno, que no Império Endurance Brasil compete na GT3 a bordo de uma Mercedes AMG GT3, tendo Ricardo Baptista como parceiro.
— Quando fala em cronômetro, não importa a categoria, pode ser até disputa de kart indoor que a rivalidade entre nós, que estamos na Stock Car, fala mais alto. A gente naturalmente quer ser o mais rápido, quer ganhar a corrida. E, neste sentido, o Império Endurance Brasil será ainda mais forte este ano, com tantos pilotos da Stock acelerando aqui também — afirmou Ricardo Maurício, que acelera um modelo Porsche 911 ao lado de Marcel Visconde e vem de uma vitória no último final de semana.
Rivalidade diante da torcida
A etapa de Santa Cruz do Sul também marca o retorno do público às duas categorias. Para assistir ao duelo que ainda reúne marcas como McLaren, Ferrari, Aston Martin, Ginetta e protótipos diversos, basta apresentar o "passaporte da vacina" e fazer a doação de um brinquedo novo, que será destinado às instituições locais que cuidam de crianças carentes.
— O Império Endurance Brasil foi a primeira grande categoria a retomar as atividades após o início da pandemia e, agora, reabre os portões para o público em segurança e seguindo todos os protocolos. E estamos muito felizes que isso aconteça justamente no Rio Grande do Sul, que é uma terra de apaixonados por automobilismo e local onde a nossa competição nasceu — disse Henrique Assunção, presidente da Associação dos pilotos de Endurance, entidade responsável pela organização do campeonato.