As duas principais categorias do automobilismo brasileiro decidiram unir forças para a temporada 2020. Stock Car e Copa Truck anunciaram nesta quinta-feira (20) que farão etapas conjuntas em duas rodadas dos seus campeonatos. Será a primeira vez que os protótipos V8 e os caminhões terão corridas nos mesmos autódromos e nos mesmos finais de semana.
As provas serão realizadas em 30 de maio e 13 de dezembro, ambas em Interlagos. A promessa é de agenda cheia para brindar os fãs com grandes disputas. A etapa de dezembro será a decisão dos campeonatos da Stock e da Truck.
A Stock Car anunciou outras duas novidades. Na próxima semana, os novos carros para a temporada vão às pistas pela primeira vez. Neste ano, além do Chevrolet Cruze, a categoria passa a contar também com o Toyota Corolla como opção para as equipes. Um modelo de cada carro será levado a um circuito, ainda a ser confirmado, para checagem de sistemas. Os testes continuam no início de março, e uma semana antes da primeira etapa será feita a última avaliação, desta vez com o grid completo, em Goiânia.
— Estamos felizes com a transformação que está sendo promovida na Stock Car para a nova temporada. Com o novo conceito, que emprega o monobloco para manter o máximo de fidelidade com as versões de rua, nós estamos projetando, construindo e montando dois novos modelos. Ou seja, um grid inteiro de carros de corrida em praticamente três meses desde a aprovação final do projeto pelas duas montadoras. É um processo inédito no Brasil — disse Carlos Col, CEO da Vicar, empresa que organiza a Stock Car.
A última novidade diz respeito justamente à etapa de abertura do campeonato. O Autódromo de Goiânia vai receber a Corrida de Duplas no dia 29 de março, com um formato especial: serão 200 quilômetros (53 voltas) e previsão de mais de uma hora de velocidade, em vez dos costumeiros 40 minutos. Pilotos e equipes ainda negociam as últimas vagas abertas para a prova e para a temporada.
Confira o calendário da Stock Car:
- 29/3 — Goiânia — Corrida de Duplas
- 12/4 — Velopark
- 17/5 — Londrina
- 31/5 — Interlagos — Junto com a Copa Truck
- 28/6 — Velo Città
- 19/7 — Santa Cruz do Sul
- 23/8 — Interlagos — Corrida do Milhão
- 13/9 — Londrina
- 18/10 — Cascavel
- 8/11 — A confirmar
- 22/11 — Goiânia
- 13/12 — Interlagos — Super Final, junto com a Copa Truck