A Stock Car terá, neste final de semana, sua prova de gala. A 11ª edição da Corrida do Milhão, sétima etapa da temporada 2019, volta a Interlagos pela oitava vez. Disputada em uma única bateria, ao contrário das rodadas duplas no restante do ano, a corrida atrai a atenção de convidados de luxo, como Lucas Di Grassi, campeão da Fórmula-E em 2017 e ex-piloto da F-1. E tem, entre seus 30 competidores, um "especialista" na busca pelo cheque de R$ 1 milhão: Thiago Camilo. Neste sábado (24), o treino de classificação está marcado para o meio-dia e a corrida será realizada no domingo, às 11h30min.
Três vezes vencedor da prova milionária, o piloto de 34 anos da Ipiranga Racing vive situação curiosa na atual temporada. Depois de lutar pelo título até o fim do campeonato em 2017, sofreu com problemas e passou o ano passado em branco. Agora, nas seis etapas até aqui — com 11 corridas no total —, ele tem sido dominante nos treinos classificatórios, com cinco poles position, e é quem mais venceu no ano, recebendo a bandeira quadriculada quatro vezes na frente. No entanto, é apenas o quinto colocado na tabela, com 166 pontos, 24 atrás do líder e atual bicampeão Daniel Serra.
Neste final de semana, a meta é manter o bom desempenho na definição do grid e tentar a quinta vitória no ano para, além de somar o quarto milhão da carreira, também se aproximar dos ponteiros.
— A quinta posição tem uma explicação: em Santa Cruz do Sul, nós zeramos na etapa. É muito difícil que um dos primeiros colocados tenha um final de semana sem nenhum ponto. Enfim: a Corrida do Milhão é uma prova única, e não existe chance de os concorrentes descontarem a pontuação em uma segunda bateria. É algo a se considerar. Fora isso, encaro como uma corrida qualquer, sempre pensando no campeonato. Não adianta pensar no prêmio antes de conquistar a vitória. É comum perguntarem se a gente pensa no prêmio, mas não tem como. Até por eu já ter vencido antes, acho que isso não pesa para mim. A gente vai para buscar a vitória, o que valeria pelo quarto milhão e por uma situação melhor na temporada — disse o piloto após os treinos livres de sexta-feira.
Camilo é a principal vítima da mudança no sistema de pontuação da Stock Car para 2019. As provas da rodada dupla têm escores diferentes, com a primeira bateria valendo mais do que a segunda — que tem grid invertido entre os dez primeiros colocados da corrida inicial. Até o ano passado, o vencedor da disputa principal levava 30 pontos, contra 20 do ganhador da segunda bateria. Neste ano, quem chegar na frente na prova complementar fatura 24 pontos. Muitas equipes têm adotado estratégias mais conservadoras para buscar lugares no meio do top-10, o que garante bons pontos e boa posição de largada nas duas corridas.
Prova disso é o desempenho de Daniel Serra. Atual bicampeão, o piloto da Eurofarma RC venceu apenas a etapa de abertura do campeonato, em única bateria, no Velopark. Seus 190 pontos são fruto do equilíbrio do carro 29, que o levou a ficar quase sempre entre os 10 melhores, com apenas duas provas fora dos pontos. Camilo, por sua vez, venceu quatro vezes a corrida 1, mas chegou apenas uma vez no top-10 na segunda bateria.
Mesmo Ricardo Maurício, companheiro de equipe de Serra e vice-líder do campeonato com 175 pontos, não tem conseguido repetir a regularidade do ponteiro, assim como Rubens Barrichello, quarto colocado, com três vitórias. Entre eles, Júlio Campos repete a estratégia do bicampeão e já somou 169 pontos, em terceiro no campeonato, com uma vitória e presença constante entre os melhores das rodadas duplas.
Zebra?
Mas, a se depender do resultado dos treinos livres de sexta-feira, Interlagos pode reservar surpresas. Nenhum dos favoritos mostrou grande desempenho nas duas sessões do dia, e o mais rápido foi o novato Gaetano di Mauro, um dos nomes do futuro da Stock Car. A bordo do Shell Helix Ultra 11, ele marcou 1min37s048 e ficou 0s075 à frente do também estreante Marcel Coletta, da Crown Racing. Aos 17 anos, Coletta é o piloto mais jovem a disputar a Corrida do Milhão. O melhor colocado entre os cinco primeiros do campeonato foi Campos, em nono com a Prati-Donaduzi. Serra foi 16º, logo à frente de Camilo e Maurício, enquanto Barrichello foi o 21º. Único gaúcho do grid, Cesar Ramos, da Blau Motorsport, fechou o dia em 27º.
Neste domingo, no entanto, não há escolha: a Corrida do Milhão é realizada em prova única, o que obriga todos a buscar os melhores resultados na pista. Nesta prova, o sistema de classificação foi alterado e será dividido em quatro partes. Além dos já tradicionais Q1 e Q2, que classificam os 15 e os seis melhores, respectivamente, para a briga pela pole, a etapa terá mais uma divisão no treino deste sábado.
No Q3, os seis mais rápidos vão correr juntos na pista, e os quatro mais rápidos passam para a Superpole — aí, sim, com cada piloto dando uma volta sozinho na pista. Isso vai impactar no uso de combustível e no desgaste dos pneus para a prova. E promete agitar o grid na luta por pontos e por R$ 1 milhão.
CORRIDA DO MILHÃO — PROGRAME-SE:
7ª etapa — Interlagos
Sábado (24)
12h — Treino de classificação (Globoesporte.com)
Domingo (25)
11h30min — Corrida (RBS TV)
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO
1º) Daniel Serra (29/Eurofarma RC) — 190 pontos
2º) Ricardo Maurício (90/Eurofarma RC) — 175
3º) Júlio Campos (4/Prati-Donaduzzi) — 169
4º) Rubens Barrichello (111/Full Time Sports) — 168
5º) Thiago Camilo (21/Ipiranga Racing) — 166
*O repórter viajou a convite da Stock Car