O britânico Lewis Hamilton venceu neste domingo (14) pela sexta vez o GP da Inglaterra de Fórmula-1. Foi a 80ª vitória na carreira do pentacampeão mundial. Com a vitória, Hamilton se tornou o maior vencedor da histórica da prova britânica, superando os lendários Jim Clark e Alain Prost, que tem cinco triunfos cada.
Aproveitando a entrada do carro de segurança, o líder do campeonato passou o companheiro de Mercedes Valtteri Bottas no momento das paradas nos boxes para garantir uma nova vitória em casa. Bottas ficou em segundo e Leclerc em terceiro. Hamilton chegou aos 223 pontos. Seu colega de escuderia tem 184 e o jovem Max Verstappen é o terceiro colocado com 136.
A corrida ainda ficou marcada pela disputa entre Max Verstappen e Charles Leclerc e por um acidente entre o holandês da Red Bull e Sebastian Vettel.
O GP da Grã-Bretanha esquentou logo na quarta volta, quando Hamilton e Bottas protagonizaram uma intensa disputa pela liderança. O finlandês primeiro levou o X de Hamilton, mas deu o troco para manter a primeira posição que já sustentava desde a largada.
A disputa teve seu momento decisivo cortado pela geradora de imagens, o que gerou reclamações de fãs da categoria em todo o mundo.
A entrada do safety-car na 20ª volta depois que o Giovinazzi parou na área de brita mudou o curso da corrida. Bottas tinha acabado de voltar dos boxes, e Hamilton aproveitou o momento para fazer a parada e voltar à frente do companheiro de Mercedes.
Para piorar, Bottas foi o único entre os pilotos que brigavam pelas primeiras colocações a voltar com os pneus médios, com todos os outros rivais mudando de estratégia com a entrada de safety-car e colocando pneus duros.
Charles Leclerc e Max Verstappen reativaram a rivalidade que esquentou no último GP neste domingo em Silverstone. Os pilotos da Ferrari e da Red Bull, respectivamente, protagonizaram por diversos momentos da corrida disputas por posição. Até mesmo nos boxes eles ficaram lado a lado.
No GP da Áustria, há duas semanas, Verstappen obteve a vitória em cima de Leclerc com uma manobra que causou polêmica, mas que escapou de punições da direção da prova. O mesmo aconteceu hoje, com a organização deixando a disputa sem interferências mesmo com toques de lado a lado.
Apesar da disputa intensa com Leclerc ao longo da corrida, foi com o outro piloto da Ferrari que Verstappen teve seu momento mais delicado na carrida.
O alemão Sebastian Vettel (Ferrari) terminou apenas na 16ª colocação, após provocar um acidente com Verstappen na 37ª volta, um incidente que lhe fez receber uma punição de 10 segundos.
Com a corrida definida, as atenções se voltaram para as brigas por posições no top-5, principalmente entre Leclerc e Verstappen nas voltas 14 e 24. Mais agressivo, Leclerc pareceu ter tirado algumas lições da disputa perdida para Verstappen na Áustria, em final de junho, e acabou levando a melhor em solo britânico.