O ex-piloto Niki Lauda foi enterrado nesta quarta-feira (29), em Viena, na Áustria, onde nasceu o tricampeão mundial de Fórmula-1. Lewis Hamilton, Alain Prost, Nigel Mansell e outros campeões da categoria, assim como os atores Arnold Schwarzenegger e Daniel Brühl, estiveram no velório.
O austríaco morreu no último dia 20, vítima de complicações renais. Em 11 anos na principal categoria do automobilismo mundial, Lauda venceu os Mundiais de 1975, 1977 e 1984. Ele correu por cinco equipes durante a sua carreira: March, BRM, Ferrari, Brabham e McLaren.
O ex-piloto é o único que conseguiu conquistar um título pela Ferrari e outro pela McLaren, as duas equipes mais tracionais da F-1. Desde 2012, ele ocupava um cargo na diretoria da equipe Mercedes, uma espécie de presidência de honra. O presidente da escuderia, Toto Wolff, também esteve presente no velório.
— Ele era uma estrela despretensiosa, humilde e brilhante entre os pilotos de corrida. Ele tinha senso de humor, era fiel à vida, orientado para o alvo e não-absurdo — disse o padre Toni Faber, que deu o último sermão a Lauda.
O austríaco deixa a mulher e cinco filhos: Mathias, Lukas, Christopher e os gêmeos Max e Mia.