Termina ano, começa ano, e as coisas na Stock Car seguem as mesmas: com Daniel Serra na frente. Bicampeão em 2017 e 2018, o piloto do carro 29 da Eurofarma RC mostrou consistência e contou com uma ótima estratégia para faturar a 500ª corrida da história da categoria, neste domingo (7), que marcou a abertura da temporada 2019.
Foi uma performance dominante do melhor piloto dos últimos anos. Sob condições inconstantes de clima, com um verdadeiro chove-não-molha em Nova Santa Rita, Serra não cometeu erros e garantiu mais um triunfo para colocar seu nome nos livros — e também o de Rosinei Campos, o Meinha, dono da equipe RC: antes como piloto, depois como preparador e agora como chefe, ele é o único personagem a ter participado de todas as 500 provas da Stock.
Mas, para chegar na frente, Serra precisou de tempo e de paciência. Com a largada atrás do safety car, o pole position Thiago Camilo abriu boa vantagem e não era incomodado pelo rival, que só na 23ª volta conseguiu se aproximar, bem quando começou a chover. E a pancada d'água que caiu por cerca de cinco minutos bagunçou tudo. Camilo errou e perdeu a posição para Marcos Gomes, depois que ambos fizeram seus pit stops.
Com bons trabalhos nos boxes, Serra e Barrichello saíram à frente de Gomes e Camilo e assumiram os dois primeiros lugares. Eles também tiveram sorte: na hora em que fizeram suas trocas, a chuva diminuiu, e eles colocaram pneus de pista seca, o que se provou decisivo na fase final da corrida.
Na sequência, o dono do carro 21 da Ipiranga ultrapassou o campeão de 2015 e subiu para terceiro, mas muito distante dos dois primeiros — enquanto Barrichello quase se envolveu em uma batida com Cacá Bueno, que rodou à sua frente quando estava uma volta atrás dos líderes. A três voltas do fim, Ricardo Maurício passou Camilo e subiu para terceiro, enquanto Serra chegou a dar uma volta no piloto que havia largado em primeiro.
Ao final, 2019 começa como 2017 e 2018: com Daniel Serra recebendo a bandeirada em primeiro, mais de 22 segundos à frente de Rubens Barrichello. Ricardo Maurício, também da Eurofarma RC, completou o pódio. Camilo chegou em quarto, seguido por Felipe Fraga — em ótima prova de recuperação após partir de 16º, Marcos Gomes, Nelsinho Piquet e pelo gaúcho Cesar Ramos, muito bem em oitavo. Gabriel Casagrande e Julio Campos completaram o top 10.
A Stock Car volta às pistas para a segunda das suas 12 etapas — a primeira a ser disputada em rodada dupla — no dia 5 de maio, no Velo Città, em Mogi-Guaçu, no interior de São Paulo.