O brasileiro Bruno Baptista, de 21 anos, está entre os nomes mais cotados na seletiva mundial que a Porsche realizou nesta semana na França. A iniciativa escolherá escolher dois pilotos para integrar seu programa de jovens talentos. O piloto da equipe Hero Motorsport revelou que a disputa foi bastante parelha e apresentou um alto nível em todos os aspectos. Ele desembarcou nesta sexta-feira (2) em Goiânia, vindo direto dos testes na Europa.
— Certamente, será difícil dizer quem vão ser os dois vencedores. Pra ser sincero, eu não gostaria de estar no lugar dos avaliadores da Porsche, por que os 12 pilotos que disputaram as vagas são muito profissionais, rápidos e focados - resumiu Baptista.
O piloto da Hero Motorsport, que neste domingo disputará a 11ª rodada dupla da Stock Car em Goiânia, disse que a chuva constante nos dois dias de avaliação em pista tornaram a competição “mais interessante”.
— Foi bem legal. Inclusive eu aprendi muito - detalha. — Passamos 4 jogos de pneus de chuva nos dois dias de testes na pista – não parava de cair água! E esse tempero extra deixou a competição entre os 12 pilotos vindo de vários países bastante interessante. Todo mundo virava dentro do mesmo décimo. Embora não nos passassem os tempos dos demais, nós sabíamos o que os concorrentes faziam por que trocávamos informações. Todos queríamos saber como estávamos nos saindo.
Sobre seu próprio desempenho, Bruno Baptista ficou satisfeito.
— Para ser sincero e analisando friamente, considero que fui bem. Houve momentos que fui o mais rápido que outros pilotos e vice-versa. E isso foi absolutamente normal. O importante é que consegui me impor. Mas acho que, para a decisão final, a Porsche não vai avaliar somente o desempenho ao volante. Eles vão considerar o pacote todo, ou seja, desde o comportamento social na pista, as reações pessoais a cada situação, o país de onde vem o piloto etc. Hoje um bom piloto é um pacote de boas qualidades. A faixa etária também deve pesar, pois quanto mais jovem maior o horizonte para evoluir- diz o piloto de 21 anos, mais jovem competidor da Stock Car.
Mesmo antes de participar da seletiva, Bruno já se dizia feliz apenas por participar.
— Estar lá já foi uma grande vitória pessoal. E tenho muito que agradecer à Império Porsche Cup Brasil, que me apontou como representante do Brasil na seletiva mundial. E também à Hero, que tornou minha temporada 2018 possível - diz ele. — Somente 12 jovens do mundo inteiro tiveram esse privilégio, e foi algo que eu vou realmente levar como boa lembrança para toda a vida. Uma honra. E já de antemão uma felicidade, mesmo sem saber o resultado. É importante que eu consegui mostrar todo o meu potencial. Fiz o que estava ao meu alcance e me dediquei de verdade. Isso é o mais importante agora - finalizou o piloto da Hero Motorsport.