A etapa de San Marino da Moto 2, disputada no último domingo (9), contou com uma polêmica envolvendo dois pilotos italianos. Durante a corrida, Romano Fenati se aproximou de Stefano Manzi e apertou o freio da moto do rival. O ato fez com que o motociclista fosse desclassificado da prova e demitido por sua escudeiria, a Marinelli Rivacold Snipers, nesta segunda-feira (10).
Tudo aconteceu durante uma briga por posição. Fenati ficou irritado após Manzi tocar em sua moto e o piloto escapar para fora da pista. Depois de apertar no freio do adversário, Manzi conseguiu se manter na pista, mas pouco depois foi ao chão. No momento, os dois estavam a 200 km/h.
Nesta segunda, Fenati emitiu um comunicado se desculpando pelo incidente:
"Eu me desculpo com o todo o mundo dos esportes. Nesta manhã, de cabeça fria, eu queria que tudo não tivesse passado de um pesadelo. Eu continuo pensando a respeito deste momento. Fiz algo sem palavras para descrever. Não fui homem. Um homem teria terminado a corrida e ido na direção de prova buscar justiça pelos lances anteriores. Não deveria ter reagido a provocações. As críticas em relação a mim são corretas e consigo entender todo o ressentimento. Gostaria de me desculpar com todos que acreditaram em mim também a quem se sentiu ferido pelas minhas ações, que pintaram uma horrível imagem de mim e do esporte", declarou.
Confira o momento da atitude antidesportiva de Romano Fenati:
Comunicado da Marinelli Snipers
Comunicamos que a Marinelli Snipers encerrará o contrato com Romano Fenati a partir de agora por sua atitude antidesportiva, perigosa e danosa. Temos que ressaltar que esse ato irresponsável, e que colocou a vida de outro piloto em risco, não pode ser desculpado.