A etapa deste final de semana da Stock Car, no Velo Città, abre a reta final da temporada 2018. Afinal, a nona prova de um calendário de 12 começa a definir os rumos do campeonato na disputa que parece resumida a Daniel Serra e Felipe Fraga pelo título. Mas também serve de vitrina para muitos pilotos que querem renovar seus contratos para o ano que vem. É o caso de Cesar Ramos: o gaúcho do carro 30 da Blau Motorsports está no seu quarto ano, o segundo na equipe.
Depois de um bom início de temporada, com um pódio em Interlagos e uma disputa por vitória em Curitiba, o piloto nascido em Novo Hamburgo viveu uma fase de estagnação nas provas — assim como seu time. Na sexta-feira que abriu os treinos livres no autódromo localizado em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, Ramos foi o segundo mais rápido, atrás apenas de Gabriel Casagrande, da Vogel Motorsports.
O gaúcho sabe que será difícil manter a segunda colocação neste sábado, que define o grid de largada com o treino classificatório, a partir do meio-dia. Mas se entusiasma ao falar da melhora de performance e da chance de voltar a brigar na parte de cima nas últimas quatro corridas, começando com este domingo.
— Realmente começamos muito bem o ano, com as duas primeiras corridas na frente. Depois, fomos perdendo um pouco de desempenho. Mas nas últimas duas provas melhoramos bastante. Em Campo Grande o carro começou a reagir, e em Cascavel a gente tinha tudo para ir bem. Mas, para mim, foi um final de semana perdido, porque tive um acidente forte na sexta-feira e praticamente não treino. Aí, na corrida, tive uma batida na primeira curva. Foi para esquecer. Mas agora chegamos bem aqui, e esperamos manter _ explicou, sob um calor de 28ºC.
Foi no Velo Città, autódromo privado que entrou no calendário no ano passado, que a Blau iniciou uma reação na sua temporada de estreia. Por isso, Cesar também espera que, com um carro renovado, a equipe busque o mesmo tipo de retomada.
— Nós tínhamos uma base pior no ano passado e encontramos um bom acerto. Agora, temos uma base melhor, e aquele acerto vai nos ajudar. O Allam (Khodair, companheiro do gaúcho no carro 18) e eu testamos algumas coisas diferentes e andamos muito próximos, então isso deve ajudar na busca por um bom lugar na classificação — concluiu.
A nona etapa da Stock Car, no Velo Città, terá seu treino de classificação neste sábado, ao meio-dia. No domingo, as duas corridas começam às 13h e 14h05min, todas com transmissão do SporTV 3.
LÍDERES TÊM DIA APENAS REGULAR
No papel, os seis primeiros colocados estão na briga pelo título da temporada 2018 da Stock Car, separados por 50 pontos. Mas, com apenas mais quatro provas pela frente, a lista de candidatos deve diminuir a cada final de semana. Por isso, foi estranho ver o líder Daniel Serra apenas em sétimo com o carro 29 da Eurofarma RC, e mais estranho ainda ver Felipe Fraga em 18º, já que o dono do carro 88 da Cimed Racing venceu a bateria principal do ano passado. Serra soma 191 pontos, e Fraga tem 179.
Os outros pilotos ainda com chances reais de título não foram muito melhores. Terceiro no campeonato, Max Wilson (Eurofarma RC) ficou em 14º, enquanto Marcos Gomes, da Cimed Racing, não passou do 11º posto. Rubens Barrichello, da Full Time Sports, terminou o dia em 16º, e Cacá Bueno (Cimed), foi o nono.
STOCK CAR
NONA ETAPA — VELO CITTÀ
Sábado
12h _ Classificação (SporTV 3)
Domingo
13h — Corrida 1 (SporTV 3)
14h05min — Corrida 2 (SporTV 3)
CAMPEONATO
1º) Daniel Serra — 191 pontos
2º) Felipe Fraga — 179
3º) Max Wilson — 159
4º) Marcos Gomes — 159
5º) Rubens Barrichello — 142
13º) Cesar Ramos — 61
18º) Vitor Genz — 31
*O repórter viajou a convite da Stock Car