Sebastian Vettel, piloto da Ferrari, venceu o Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula-1 depois de ultrapassar seu rival ao título, Lewis Hamilton, logo após a largada da corrida deste domingo (26) em Spa-Francorchamps. Com a vitória, o alemão diminuiu a vantagem para Hamilton, que era de 24 pontos, para 17 pontos no mundial 2018 de Fórmula-1.
Hamilton foi o segundo colocado, seguido pelo piloto da Red Bull Max Verstappen. O holandês da Red Bull conseguiu seu primeiro pódio desde a vitória na Áustria.
Apesar da vitória de Vettel, nem tudo deu certo para a Ferrari em Spa, com Kimi Raikkonen abandonando nos estágios inicias da corrida. O finlandês foi atingido por trás por Daniel Ricciardo na primeira curva logo após a largada e teve um pneu furado. A equipe e Maranello o chamou algumas voltas depois para retirar o carro.
Um grande e impressionante acidente marcou a largada do GP belga, causando o abandono imediato de três pilotos. Nico Hulkenberg não freou na curva 1 atingiu violentamente a traseira de Fernando Alonso, fazendo com que o espanhol voasse sobre o carro de Charles Leclerc, atingido o halo da Sauber C37 do monegasco.
Daniel Ricciardo também teve sua Red Bull danificada na primeira volta, sendo atingido em sua traseira pelo acidente da largada. O australiano teve grandes danos na traseira de sua RB14, bem como a asa dianteira quebrada após o contato com Raikkonen. Ele voltou à pista algumas vezes antes de abandonar a corrida.
Valtteri Bottas, que teve que começar a corrida na parte de trás do grid depois de tomar uma penalidade de motor, conseguiu recuperar-se para a quarta posição. O finlandês foi protagonista de uma disputa emocionante com Sergio Perez (Racing Point Force India), que não conseguiu segurar o piloto da Mercedes.
O “novo time” do grid da F1, a Racing Point Force India, garantiu seus primeiros pontos no campeonato de construtores depois de chegar na quinta e sexta posição, com Perez liderando seu companheiro de equipe Esteban Ocon. Depois de garantir a segundo fila na qualificação do sábado, o carro não tinha ritmo para manter a Red Bull de Verstappen e a Mercedes de Bottas para trás.
A Haas também marcou pontos em Spa, com Romain Grosjean e Kevin Magnussen cruzando a linha de chegada em sétimo e oitavo, respectivamente. Pierre Gasly (Toro Rosso) terminou em nono com Marcus Ericsson completando os dez melhores com a Sauber.
Resultado Final:
1) Sebastian Vettel (Ferrari)
2) Lewis Hamilton (Mercedes)
3) Max Verstappen (Red Bull/TAG Heuer)
4) Valtteri Bottas (Mercedes)
5) Sergio Pérez (Force India/Mercedes)
6) Esteban Ocon (Force India/Mercedes)
7) Romain Grosjean (Haas/Ferrari)
8) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
9) Pierre Gasly (Toro Rosso/Honda)
10) Marcus Ericsson (Sauber/Ferrari)
11) Carlos Sainz (Renault)
12) Sergey Sirotkin (Williams/Mercedes)
13) Lance Stroll (Williams/Mercedes)
14) Brendon Hartley (Toro Rosso/Honda)
15) S.Vandoorne (McLaren/Renault)
OUT) Daniel Ricciardo (Red Bull/TAG Heuer)
OUT) Kimi Räikkönen (Ferrari)
OUT) Charles Leclerc (Sauber/Ferrari)
OUT) Fernando Alonso (McLaren/Renault)
OUT) Nico Hülkenberg (Renault)