O domingo (20) de Stock Car em Santa Cruz do Sul começou movimentado. Com a programação alterada por conta da chuva ao longo do final de semana, o treino de classificação foi realizado pela manhã, horas antes da corrida, sob muito frio na região central do Estado. E foi definido nos detalhes, por apenas seis milésimos de diferença. Melhor para Marcos Gomes: campeão de 2015, o piloto do carro 80 da Cimed Racing marcou 1min19s922 na sua volta no Q3, superando Daniel Serra, da Eurofarma RC, por apenas 0s006. Foi a primeira pole de Gomes em dois anos.
A sessão começou com problemas para dois pilotos. Logo no início da manhã, os carros foram para a pista para um shakedown, para avaliar as condições do traçado. Gabriel Casagrande, piloto do carro 83 da Vogel, escapou em um trecho de asfalto molhado e bateu no barranco ao redor da pista, acidente que o tirou da classificação. Depois, no começo do treino, quem se deu mal foi Felipe Fraga. O campeão de 2016 sofreu uma quebra de motor logo na sua primeira volta com o carro 88 da Cimed Racing.
O treino seguiu sem os dois ausentes. No Q1, o gaúcho Vitor Genz ficou pelo caminho e larga em 17º com o carro 46 da Eisenbahn Racing. Cesar Ramos, da Blau Motorsport, foi ao Q2 e larga em 13º. No Q3, depois da primeira fila com Gomes e Serra, ficaram Júlio Campos (Prati-Donaduzzi) em terceiro, Max Wilson (Eurofarma RC) em quarto, com Átila Abreu (Shell V-Power) e Thiago Camilo (Ipiranga Racing) na terceira fila.
As corridas da etapa de Santa Cruz do Sul, quinta prova da temporada 2018 da Stock Car, serão ainda neste domingo. A corrida 1 tem largada programada para as 14h, e a prova 2 começa às 15h05min.
*O repórter viajou a convite da Stock Car.