O australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) surpreendeu ao vencer o Grande Prêmio da China de Fórmula 1, neste domingo, para conquistar a sexta vitória da carreira na principal categoria do automobilismo mundial.
Os finlandeses Valtteri Bottas (Mercedes) e Kimi Raikkonen (Ferrari) completaram o pódio na segunda e terceira colocações, respectivamente. Já os favoritos ao título Lewis Hamilton (Mercedes) e Sebastian Vettel (Ferrari) terminaram respectivamente na quarta e na oitava colocação.
A corrida foi decidida após batida entre os dois pilotos da Toro Rosso, o francês Pierre Gasly e o neozelandês Brendon Hartley, na 31ª volta. Foi necessário o uso do carro de segurança, que aproximou Ricciardo, então sexto colocado, aos pilotos que lideravam a corrida.
A vitória confirmou a vocação do australiano em sair de situações adversas no gride de largada. O piloto nunca largou entre os três primeiros nas seis vezes que subiu no degrau mais alto do pódio, sempre fazendo corridas de recuperação.
Ricciardo surpreendeu com o primeiro lugar, ainda mais depois de sofrer durante os treinos qualificatórios em que precisou trocar o motor de seu carro.
O espanhol Fernando Alonso (McLaren-Renault) terminou em sétimo após bela ultrapassagem sobre Vettel na penúltima volta. O alemão foi tocado pelo holandês Max Verstappen (Red Bull) durante a 43ª volta, complicando as chances de recuperação. O jovem piloto da Red Bull foi punido com 10 segundos.