Opcional até agora, a troca de pneus passará a ser obrigatória na Stock Car neste ano. E não apenas em uma, mas nas duas provas que compõem a rodada dupla da maioria do calendário de 12 etapas que será aberto no dia 10 de março com a Corrida dos Convidados, em Interlagos. Nesta, por sinal, por suas características especiais que incluem a maior duração (60 minutos contra 40 das provas regulares) e a presença de dois pilotos por carro, a obrigatoriedade será da substituição dos quatro pneus.
A Equipe Prati-Donaduzzi já está se preparando para essa mudança no regulamento desportivo na base de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. A organização comandada pelo diretor-técnico Rodolpho Mattheis vem trabalhando com afinco na simulação dos pit stops desde que a nova regra foi editada.
— A responsabilidade das equipes, especialmente do pessoal encarregado das trocas, aumentou bastante com essa modificação — lembra o responsável pela preparação dos carros do amazonense Antonio Pizzonia e do paranaense Julio Campos, reconfirmados como representantes da empresa fabricante de remédios na principal categoria nacional.
Outra novidade decorrente dessa alteração, sugerida pela organização da Stock Car com o propósito de melhorar o espetáculo e acatada pelo consenso das equipes, foi o aumento do número de pneus oferecidos aos pilotos. Agora eles receberão dois jogos novos por etapa (eram seis unidades até o ano passado) e continuarão tendo o direito de lacrar três sets usados. O reabastecimento de combustível será livre.
— As estratégias seguirão tendo importância fundamental na conquista de resultados — avalia Mattheis.
Os carros de Pizzonia e Campos voltarão às pistas basicamente com o mesmo visual dos últimos anos e os ajustes na decoração, em linhas gerais uma atualização do layout, não modificarão a "cara" já conhecida do público, principalmente o roxo marcante da identidade corporativa da Prati-Donaduzzi. Por baixo da carenagem, no entanto, é que Mattheis vem dedicando grande parte dos seus esforços nesta pré-temporada.
— Estamos concentrados em aumentar a performance dos carros e chegar nos adversários que estavam andando forte no fim do ano passado. Vamos também olhar com atenção para a regularidade, porque os resultados em 2017 não refletiram nossas posições de largada — explicou.
Mattheis e seus comandados vêm correndo contra o relógio para deixar tudo pronto até o final deste mês. Os carros deverão vir a São Paulo para a apresentação da Corrida dos Convidados, marcada para 5 de março, e no dia seguinte já estarão em Interlagos.
— Temos de trabalhar na montagem dos boxes, fazer o reconhecimento da pista e ajustar o banco dos pilotos convidados. Na quarta-feira eles terão dois treinos de 50 minutos para conhecer o carro — informou.
A Prati-Donaduzzi está finalizando o acordo com os pilotos que se juntarão a Pizzonia e Campos e deverá oficializar os nomes nos próximos dias.