A Stock Car tem um novo campeão. Líder desde a quinta etapa do campeonato, em Curitiba, Daniel Serra confirmou o favoritismo e faturou o título inédito ao terminar a 12ª prova do ano, em Interlagos, na terceira posição. Seu rival pela taça, Thiago Camilo, sofreu com problemas e chegou apenas em 14º lugar, longe da vitória de que precisava para ter chances de reverter a decisão. A vitória na prova foi de Ricardo Maurício, companheiro de Serra na Eurofarma RC.
Logo na largada, a situação ficou definida. Thiago Camilo, pego no meio do pelotão, caiu de oitavo para 10º. Na frente, Daniel Serra mantinha a segunda colocação para, na segunda e na terceira voltas, trocar posições com o líder Ricardo Maurício, colega de equipe.
Com o rendimento em queda, Camilo caiu ainda mais na sétima volta, quando foi ultrapassado por Felipe Lapenna (110 – Cavaleiro Sports). Ele devolveu a manobra no final da volta, mas aí já havia perdido ainda mais tempo em relação ao, agora líder isolado, Serra.
O líder do campeonato perdeu a primeira posição nos boxes, após os pit-stops obrigatórios. Novamente Ricardo Maurício estava à sua frente, com os dois no meio do pelotão enquanto os carros que vinham em primeiro – com o gaúcho Cesar Ramos na ponta – ainda não haviam reabastecido.
Ramos, no entanto, não contava com os problemas que acabara com a sua prova, um dos destaques de todo o final de semana. O piloto da Blau Motorsports teve problemas na sua parada e voltou dos boxes na 27ª colocação, sem chances de chegar a um pódio que parecia ao alcance.
Ao final da janela de pit-stops, a corrida tinha Ricardo Maurício na frente e Max Wilson em segundo, com Serra confortável na terceira colocação, o mínimo de que necessitava se Camilo vencesse. Algo que estava longe de acontecer, já que o piloto da Ipiranga seguia com problemas e havia caído ainda mais, para 13º. Terminou a prova em 14º e, pela terceira vez, completava o ano em segundo lugar.
Era só administrar os minutos finais. E foi o que Daniel Serra fez até se completarem os 40 minutos, em 24 voltas. Com uma tocada tranquila, o filho do tricampeão Chico Serra, aos 33 anos, se tornou o 18º campeão da Stock Car no Brasil. Em um ano de ouro, com os destaques para as vitórias nas 24 Horas de Le Mans, na categoria GT Pro, e na Corrida do Milhão da Stock, o piloto do carro 29 da Eurofarma RC foi, merecidamente, consagrado com o seu primeiro título.
Foi o final perfeito também para Rosinei Campos, o Meinha, que faturou seu sexto campeonato como dono de equipe. Os três primeiros colocados guiavam seus carros na Eurofarma RC e na RCM. Foi, também, a última prova de Ricardo Maurício, bicampeão pela equipe, sob seu comando, completando a passagem com uma vitória.