Matheus Leist precisou de apenas um ano para marcar seu nome no automobilismo americano. Após uma temporada de destaque na sua estreia na Indy Lights, o gaúcho de 19 anos vai subir de categoria e fará sua estreia na Fórmula-Indy em 2018. Nascido em Novo Hamburgo, Leist vai defender a Foyt, ao lado do veterano brasileiro Tony Kanaan, e será o primeiro piloto da história do Rio Grande do Sul a chegar à Indy.
A informação foi divulgada pelo repórter Américo Teixeira Jr., do site especializado Grande Prêmio. Nem Leist e nem sua assessoria confirmaram a transferência para a Indy. Seu nome já havia sido cogitado como possibilidade na Foyt no final de outubro, por uma revista americana, e o anúncio oficial deve ser feito nos próximos dias. O gaúcho vai guiar o carro #4 da equipe.
Campeão da F-3 Inglesa em 2016, Matheus Leist decidiu mudar o foco da sua carreira após o título. Ao invés de seguir no automobilismo europeu, com o sonho de chegar à Fórmula-1, o piloto decidiu ir aos Estados Unidos. E mostrou seu talento logo de cara: foram três vitórias na temporada, incluindo as 100 Milhas de Indianápolis, principal prova do campeonato de acesso. O desempenho valeu uma sessão de testes na Andretti, uma das principais escuderias americanas.
A primeira prova da Indy em 2018, que deve marcar a estreia de Leist pela categoria, será realizada no dia 11 de março, no circuito de rua de St. Petersburg, na Flórida.