Atual campeão da F-3 Inglesa e vice-líder da Indy Lights, Matheus Leist disputará a sexta etapa da categoria de acesso à Fórmula-Indy neste final de semana, no circuito oval de Iowa, o menor da temporada, com aproximadamente 1,4 km de extensão. Após vencer em Indianápolis e em Elkhart Lake, o gaúcho busca sua terceira vitória consecutiva no ano.
– Eu treinei recentemente em Iowa e a volta no circuito é bastante rápida. Nosso carro costuma fazer ela em 21 segundos, mas é um traçado oval bastante difícil de se acertar. Eu, particularmente, achei mais complicado que Indianápolis, porque a pista é bastante ondulada e o carro costuma dar alguns pequenos saltos no asfalto. Isso dificulta para nós mantermos a linha certa no circuito. A velocidade final é menor, mas a sensação é que você está muito rápido e a atenção do piloto precisa ser redobrada – diz Leist, 18 anos, que faz sua temporada de estreia no automobilismo norte-americano após conquistar o título da F-3 Inglesa em 2016.
Leia mais:
Stock Car atinge grande engajamento entre fãs e pilotos com o HERO Push
Fórmula 1 quer motores ainda mais leves para a temporada 2021
Giaffone lidera segundo treino da Copa Truck em Caruaru
Em busca da liderança do campeonato, Leist tem 172 pontos e está 27 pontos atrás de Kyle Kaiser, piloto norte-americano que compete pelo terceiro ano seguido na categoria. Além das duas vitórias na temporada, Leist também acumula duas poles no ano e confia no bom retrospecto da Carlin em Iowa. A equipe do piloto brasileiro venceu as corridas realizadas no oval em 2015 e 2016.
– A expectativa é de fazermos uma boa prova. Será uma corrida única de 100 voltas, então é importante fazer uma boa classificação para lutarmos pela vitória no domingo. Minha equipe venceu por aqui nos últimos anos e temos um bom acerto de carro, mas nosso objetivo principal é focar no campeonato. Tenho que pensar na diferença para o Kaiser, por isso um pódio aqui pode ser um bom resultado para nos mantermos competitivos na luta pelo título – diz Leist, melhor estreante na competição.
Os treinos oficiais em Iowa serão realizados no sábado, a partir das 15h15min. No domingo, acontece o classificatório às 12h15min e a largada da corrida será às 16h (horários de Brasília).