Depois de duas etapas seguidas no Rio Grande do Sul, a Stock Car volta suas atenções para o Paraná. A quarta rodada do principal campeonato de automobilismo do Brasil será realizada neste domingo, em Cascavel. A pista mais rápida do País deve registrar, além das médias de velocidade mais altas da temporada, um recorde na história da Stock: a maior quilometragem percorrida pelos carros durante uma etapa.
Com o aumento da duração da segunda bateria para 40 minutos mais uma volta, igual à primeira prova das rodadas duplas, os pilotos devem percorrer cerca de 235 quilômetros no domingo, de acordo com as previsões da equipe Shell Racing. A distância é equivalente a uma viagem entre Curitiba e Florianópolis, por exemplo.
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A prova pode parecer longa, mas a empolgação no paddock é visível com a etapa em Cascavel – mesmo sob o frio de 10ºC da sexta-feira, primeiro dia de treinos, que deve se repetir ao longo do final de semana. Afinal, todos os pilotos gostam de acelerar o máximo possível no tradicional circuito do oeste paranaense, que roubou de Tarumã o posto de pista mais rápida do Brasil.
– É uma pista desafiadora, com curvas muito rápidas, o que é sempre um prazer a mais – disse Antonio Pizzonia, veterano da Fórmula-1, que guia o carro 1 da Prati-Donaduzzi e fez o 16º tempo no primeiro treino livre.O gaúcho Marcio Campos, oitavo colocado na segunda prova da etapa de Santa Cruz do Sul – seu primeiro top-10 na Stock Car –, também ressaltou as características positivas do autódromo.
– É uma pista bem diferente de Santa Cruz. Aqui é velocidade pura, não tem tanto desgaste de pneus, e você acelera a maior parte do tempo. É uma pista bem divertida – disse o piloto do carro 31 da Blau Motorsport.Vitor Genz, que guia o carro 46 da Eisenbahn Racing e é outro dos gaúchos da Stock, teve opinião parecida e elogiou muito o autódromo.
– Costumo andar bem aqui, no ano passado larguei em segundo lugar. É uma pista muito legal, você acelera o tempo todo. A curva do Bacião (a primeira do circuito) é tão rápida, a 180 por hora, que a gente tem problemas para se segurar e olhar para a frente. É pauleira o tempo inteiro. O pessoal gosta muito de correr aqui, não tem quem não curta a velocidade desta pista.
A alta velocidade foi vista já na sexta-feira, com o primeiro treino livre para a etapa. Piloto da Eurofarma RC, Daniel Serra, com o carro 29, foi o mais rápido do dia: ele marcou 1min00s875 na sua melhor volta, uma média de velocidade de 180,8 km/h. O paulista, vice-líder do campeonato com 86 pontos, superou com boa vantagem Thiago Camilo, que está na ponta da classificação de pilotos, com 96 pontos. O representante do carro 21 da Ipiranga Racing foi o quinto mais rápido da sessão inicial, a três décimos do tempo de Serra.
Quem também mostrou um bom serviço foi Átila Abreu. O piloto do carro 51 da Shell Racing foi o segundo mais rápido, a quase dois décimos do tempo de Serra, e também está na briga pela liderança do campeonato: com 82 pontos, ele está na cola dos dois primeiros colocados. Max Wilson (65 – RCM) e Júlio Campos (4 – Prati-Donaduzzi) terminaram o dia em terceiro e quarto lugares, respectivamente.
Os gaúchos tiveram um desempenho consistente no treino. Vitor Genz (46 –Eisenbahn Racing) ficou com o 11º posto, Cesar Ramos (30 – Blau Motorsport) foi o 15º e Marcio Campos (31 – Blau Motorsport) anotou o 26º tempo.
O treino classificatório será realizado neste sábado, às 12h30min. No domingo, a primeira prova começa às 13h, e a segunda tem largada prevista para as 14h10min. O SporTV 3 vai transmitir o treino e as corridas.