Maverick Viñales fez jus ao nome e praticamente voou para abrir a temporada 2017 da MotoGP na frente. Em sua estreia na nova equipe, o jovem piloto espanhol – batizado em homenagem ao personagem central de Top Gun, filme de 1986 estrelado por Tom Cruise – confirmou ontem, na pista do circuito de Losail, no Catar, o favoritismo que o cercou na pré-temporada. Viñales fez uma prova de recuperação após um início ruim e conduziu sua Yamaha para cruzar a linha de chegada em primeiro. Andrea Dovizioso e Valentino Rossi completaram o pódio.
Leia mais:
Vettel desbanca Hamilton e vence o GP da Austrália
Equipe gaúcha buscará o terceiro título do Brasileiro de Turismo em 2017
A chuva tentou atrapalhar. Por duas vezes, a largada precisou ser adiada, mas, quando deu uma trégua, os pilotos foram para a pista e fizeram uma prova bem movimentada. Saindo na pole position, Viñales perdeu posições e teve de recuperar o prejuízo. Antes da metade da corrida já tinha retomado o ritmo e escalado o pelotão. Faltava apenas ultrapassar Dovizioso. O italiano da Ducati havia herdado a primeira posição depois de uma queda de Johann Zarco, que liderou as voltas iniciais. Após de um duelo intenso entre os dois pilotos, Viñales conseguiu receber a bandeirada com 0s461 de vantagem para o rival.
– Honestamente, a pista estava muito difícil. Tomei muito cuidado no começo. Então, quando todos começaram a ir mais rápido, pensei que era a hora de começar a apertar mais – contou Viñales após a corrida.
Outro italiano do pódio, Valentino Rossi ressurgiu após um final de semana difícil. Largou em 12º no grid, e volta a volta foi subindo de posição. Quase esteve perto de brigar pela ponta, mas ficou em terceiro. Atual campeão mundial, Marc Márquez chegou em quarto, seguido de Dani Pedrosa.
Na Moto2, com pista seca, Franco Morbidelli venceu, seguido por Thomas Luthi e Takaaki Nakagami. Na Moto3, Joan Mir chegou na frente.
A próxima corrida da MotoGP será em 9 de abril, em Termas de Rio Hondo, na Argentina.
A corrida
1º) Maverick Viñales (ESP/Yamaha): 38min59s999
2º) Andrea Dovizioso (ITA/Ducati): +0s461
3º) Valentino Rossi (ITA/Yamaha): +1s928
4º) Marc Márquez (ESP/Honda): +6s745
5º) Dani Pedrosa (ESP/Honda): +7s128
6º) Aleix Espargaró (ESP/Aprilia): +7s661
7º) Scott Redding (ING/Ducati): +9s782
8º) Jack Miller (AUS/Honda): +14s486
9º) Álex Rins (ESP/Suzuki): +14s788
10º) Jonas Folger (ALE/Yamaha): +15s069
O campeonato
1º) Maverick Viñales (ESP/Yamaha): 25 pontos
2º) Andrea Dovizioso (ITA/Ducati): 20 pontos
3º) Valentino Rossi (ITA/Yamaha): 16 pontos
4º) Marc Márquez (ESP/Honda): 13 pontos
5º) Dani Pedrosa (ESP/Honda): 11 pontos
6º) Aleix Espargaró (ESP/Aprilia): 10 pontos
7º) Scott Redding (ING/Ducati): 9 pontos
8º) Jack Miller (AUS/Honda): 8 pontos
9º) Álex Rins (ESP/Suzuki): 7 pontos
10º) Jonas Folger (ALE/Yamaha): 6 pontos