Maior revelação da Fórmula-1 nos últimos anos, Max Verstappen, 19 anos, é apontado por muitos como um fenômeno capaz de quebrar muitos recordes. Com uma vitória – GP da Espanha de 2016 –, o piloto da Red Bull disse recentemente que se vê capaz de disputar o título deste ano. O comportamento e o estilo de pilotagem do jovem, inclusive, têm provocado comparações.
Ao ultrapassar vários carros e buscar um pódio improvável no encharcado GP do Brasil, em Interlagos, Max foi comparado a Ayrton Senna, um ás na chuva. Para o projetista da Red Bull, Adrian Newey, conhecido como "Mago" pela sua capacidade de produzir carros eficientes com o uso da aerodinâmica, o holandês lembra mesmo é o campeão de 1992, Nigel Mansell, cujo apelido era Leão.
– Max tem sido um novato sensacional. A forma como ele guiou me fez lembrar o estilo de Nigel (Mansell). Ele tinha um estilo quase metafórico de condução. Com Max é a mesma coisa e na TV fica emocionante – declarou Newey ao site Autosport.
Leia mais:
Os cinco motivos que levaram Massa a voltar à Fórmula-1
Entenda como o novo regulamento da F-1 pode ajudar Massa em 2017
Com Bottas na Mercedes e Massa de volta, veja como ficou o grid da F-1
Newey, que projetou a Williams que deu ao britânico Mansell o seu único título na categoria, também elogiou a coragem do novo piloto, que tem comprado brigas na F-1 por não admitir ser ultrapassado:
– É esse tipo de coisa, a de "não vou ser intimidado, vou fazer do meu jeito e se você não gostar, é problema seu".