O último final de semana da temporada 2016 da Fórmula-1 começou na tarde de Abu Dhabi com a temperatura ambiente em torno de 30ºC. As Mercedes lideraram, com Lewis Hamilton na frente, seguido por Nico Rosberg. As Red Bulls vieram logo atrás. Felipe Massa fez um bom treino e finalizou em nono, enquanto Nasr foi o 13º.
O treino começou tímido com poucos carros na pista. Aos poucos eles foram saindo, mas ninguém completou voltas nos primeiros minutos.
Leia mais:
Ministro da Malásia afirma que não renovará com a Fórmula-1
Barrichello anuncia participação nas 24 Horas de Le Mans
Schumacher ganha contas nas redes sociais e surpreende fãs
Nico Rosberg foi para a pista com pneus ultramacios, abriu volta e registrou a primeira marca do final de semana: 1:43.873, Hamilton também fez tempo, cravando 1:44.133.
Rosberg melhorou, colocando oito décimos em Hamilton, enquanto Kvyat teve um pneu furado no início da volta e teve que andar uma pista inteira bem lento, tentando levar o carro de volta aos boxes. Entretanto, o russo não conseguiu e teve que abandonar o treino.
Massa achou um tempinho para conhecer os limites da pista e até passar deles, dando uma rodada na chicane, antes do harpin. O brasileiro conseguiu voltar sem problemas. Hamilton, minutos depois, rodou no mesmo ponto que o brasileiro. Ambos reclamaram de falta de aderência, mesmo com pneus ultramacios. O britânico ainda teve tempo de assumir a ponta da sessão, fazendo 1:43.051.
O treino teve uma parada durante alguns minutos. Os pilotos ainda reclamavam muito da falta de aderência na pista. Grosjean rodou e teve que segurar o carro para não bater. O problema no carro do francês eram os freios. A terceira e quarta colocações eram da Red Bull, com Verstappen e Ricciardo e quem completava o top 5 era Vettel.
Felipe Massa fez um bom treino, no qual não usou os pneus ultramacios e ficou em nono, enquanto Bottas era apenas o 15º. Nasr também andou bem e ficou em 13º. Entretanto seu companheiro, Ericsson, ficou em 10º.