Valentino Rossi prevaleceu sobre Marc Marquez durante um emocionante GP da Catalunha, enquanto o piloto da Honda moveu para a liderança do campeonato às custas de Jorge Lorenzo, que foi tirado por Andrea Iannone.
Rossi caiu para oitavo na primeira volta, mas conseguiu recuperar-se até a frente do pelotão dentro de seis voltas, antes de emergir para o topo numa disputa com Marquez no Circuito da Catalunha, em Barcelona.
Leia mais:
Após morte de Luis Salom, pilotos tentam superar clima de tragédia
Lorenzo, que liderou no começo, sofreu por ritmo antes de ser acertado por Iannone, da Ducati, na Curva 10. Quando as luzes apagaram foi Lorenzo que pulou na ponta às custas de Marquez, enquanto Rossi caiu de quinto para oitavo.
Rossi gastou pouco tempo para passar Héctor Barberá, antes de superar ambos os pilotos da Ducati, Maverick Viñales, da Suzuki, e Dani Pedrosa, da Honda. O piloto da Yamaha assumiu a segunda posição de Marquez na Curva 4 antes de ultrapassar seu companheiro de equipe Lorenzo na reta dos boxes na volta seguinte.
Lorenzo não conseguiu competir com o ritmo de Rossi e foi rapidamente usurpado por Marquez, enquanto a dupla sumia na ponta do pelotão. Marquez e Rossi trocaram posições na reta dos boxes na reta dos boxes em voltas sucessivas enquanto o duelo continuou, então Marquez abriu demais na Curva 8 e perdeu contato com Rossi.
Rossi então cruzou a linha mais de dois segundos à frente de Marquez, assegurando sua segunda vitória de 2016.
Rossi classificou seu triunfo como um dos melhores da sua carreira, dedicou sua vitória a Luis Salon, que perdeu sua vida num treino livre da Moto2 nesta sexta-feira. Lorenzo, enquanto isto, sofreu por ritmo e caiu para trás de Pedrosa e Viñales, que terminaram em terceiro e quarto respectivamente.
Lorenzo segurou a quinta posição, mas foi acertado por Iannone na Curva 10 numa manobra que tirou os dois pilotos da corrida. O espanhol ficou furioso com a ação de Iannone. O piloto da montadora italiana mais tarde foi punido pelo incidente e será obrigado a largar do fim do grid da etapa de Assen. Sua batida promoveu Pol Espargaró para quinto, com Cal Crutchlow sexto, enquanto Andrea Dovizioso foi o líder da Ducati num apagado sétimo lugar.
Álvaro Bautista foi oitavo pela Aprilia, já Danilo Petrucci e Jack Miller completaram o top 10. Barberá não conseguiu repetir seu ritmo da classificação e terminou no 11º lugar, à frente de Stefan Bradl e Eugene Laverty, enquanto Tito Rabat superou por pouco Michele Pirro pela 14ª posição.
Marquez agora lidera o campeonato com 125 pontos, 10 à frente de Lorenzo, com Rossi mais 12 atrás do seu companheiro em terceiro lugar. A próxima rodada do campeonato será realizado em Assen entre os dias 24 e 26 de junho.