O sábado marcou a abertura do Rally Dakar, com o prólogo da tradicional prova de off-road em Buenos Aires, na Argentina. Mas o clima de festa foi deixado de lado: uma das competidoras, a chinesa Guo Meiling perdeu o controle do seu carro e atropelou pelo menos 10 espectadores. Cinco deles estão em estado grave.
Dois espectadores se encontram em estado crítico, outros três apresentam um quadro grave, e os outros cinco sofreram apenas ferimentos leves, explicou o dirigente.
Pilotando um Mini, Meiling escapou da pista em uma curva de alta velocidade na Rota 8, estrada que liga Buenos Aires a Arrecifes, cidade em que se encerraria a etapa promocional de abertura do rali. Após o acidente, a organização do Dakar decidiu encerrar o prólogo. A prova segue neste domingo, com a primeira etapa cronometrada entre Rosario e Villa Carlos Paz.
Meiling, 47 anos, é a primeira chinesa a disputar o Dakar. A piloto tem experiência em provas no seu país natal e está na equipe alemã X-Raid, a mesma de Nasser Al-Attiyah, atual campeão entre os carros.
*ZHESPORTES