Os organizadores do Rally Dakar-2013 anunciaram nesta sexta-feira que o piloto francês Thomas Bourgin, que competia entre as motos, faleceu devido a um acidente durante a sétima etapa da competição, entre Calama (CHI) e Salta (ARG).
Bourgin bateu em um carro da polícia chilena que vinha no sentido contrário quando se deslocava para o início do trecho cronometrado do dia, por volta das 8h23 locais (9h23 de Brasília). De acordo com nota oficial do Rally Dakar, quando os médicos chegaram ao local da colisão o francês já estava morto. Eles acreditam que a morte foi instantânea.
A etapa desta sexta-feira entre as motos tem 806km no total, sendo 220km de trecho cronometrado e 536km de deslocamento. O percurso tem como característica principal a travessia da Cordilheira dos Andes.
Thomas Bourgin tinha 25 anos e ocupava a 68ª posição na classificação geral do Rali Dacar nas duas rodas. Ele era estreante na competição.
Na quarta-feira, a prova já havia registrado outras duas mortes em um choque entre um carro de apoio de uma equipe e um táxi, que bateram de frente. Os falecidos, peruanos, ocupavam o táxi e não tinham relação com o Rally Dakar. Outros dez se feriram no choque.