Felipe Massa ficou longe da disputa do título mundial. Teve um ano difícil, com um início de temporada muito ruim. Se recuperou depois e conseguiu renovar seu contrato com a Ferrari por mais um ano. A "recuperação" chegou ao auge neste domingo, quando chegou na terceira colocação no Grande Prêmio do Brasil. Poderia ter sido até melhor, já que o brasileiro ficou em segundo - igualando sua melhor marca de 2012 - e cedeu sua posição ao companheiro Fernando Alonso, que lutou e perdeu o título para Sebastian Vettel.
Emocionado, Massa chorou no pódio segundos antes de receber o troféu dado ao terceiro colocado.
- Não sei o quê falar. É só emoção. É sensacional correr aqui, essa torcida é maravilhosa. Não existe torcida igual no mundo. Só por estar aqui já me sinto muito tem. Poderia ser melhor, é verdade, mas foi muito bom. Tive um começo difícil, mas esse fim de ano é uma preparação para o ano que vem. Quero me divertir como estou fazendo agora. Essa é a palavra certa - afirmou, ainda na cerimônia do pódio.
Apesar de ter feito uma segunda metade de campeonato competitiva, Massa ficou longe dos seus melhores momentos na classificação final. Com 112 pontos, ficou na sétima colocação, atrás de Vettel, Alonso, Kimi Raikkonen, da Lotus, Lewis Hamilton e Jenson Button, ambos da McLaren, e Mark Webber, da Red Bull.
Por conta disso, o brasileiro, que durante todo o fim de semana admitiu que teve um ano fraco, voltou a fazer uma promessa de "ano novo". Desta vez, na coletiva de imprensa:
- Tomei porrada de todos os lados. Não estava feliz, estava com a cabeça ruim, me prejudicando... Depois das férias de agosto, pus minha cabeça no lugar e decidi que faria as coisas do jeito que gosto, me divertindo. Correr é o quê amo fazer e já tinha mostrado na Fórmula 1 e em outras categorias que era capaz. E quero isso para o próximo ano. Estou preparado para um ano diferente.
Massa teve um bom desempenho em Interlagos. Após uma boa largada, chegou a ficar na segunda colocação, depois perdeu contato com os líderes, voltou para a briga pelas primeiras colocações. E depois deu sua posição a Alonso:
- Aconteceu tudo nesta corrida. Tive uma excelente largada, mas a estratégia não funcionou. Não troquei os pneus, mas chuva veio e tive que mudar e fiquei para trás. Tive uma recuperação excelente, ultrapassei muita gente na pista, mas no fim tentei ajudar o Fernando, que ainda lutava pelo título, mas não deu.