Uma das categorias mais populares do automobilismo norte-americano tem um gaúcho em suas provas. Miguel Paludo, nascido em Nova Prata, é um dos brasileiros da Nascar Truck Series, uma das três divisões principais da Nascar. Neste final de semana, ele disputa a etapa do Texas e tenta melhorar sua colocação na temporada. Atualmente, ocupa a 10ª posição.
A Nascar é um verdadeiro fenômeno de público nos Estados Unidos. Os americanos são apaixonados pelos circuitos ovais e carros de turismo da National Association for Stock Car Auto Racing (Associação Nacional de Automobilismo em Stock Car, em tradução livre). A entidade cuida de diversas competições nacionais que reúnem carros de turismo, mas as modalidades principais são a Nationwide Series, a Sprint Cup e a Truck Series.
A Sprint Cup é a mais popular e considerada como a mais importante. Utiliza carros de turismo com motor v8 e 850 cavalos de potência. A Nationwide Series tem carros semelhantes, mas menos potentes, com 800 cavalos. A Truck Series, que além de contar com a presença de Miguel Paludo também tem Nelsinho Piquet Jr., traz pickups modificadas com motor v8 e 700 cavalos de potência.
A modalidade com os dois brasileiros foi criada em 1995. Tradicionalmente, é disputada por pilotos veteranos, que já passaram por outras categorias do automobilismo. Nos últimos anos, porém, alguns novatos fizeram sua estreia na Nascar disputando a Truck Series e hoje se destacam na mais cobiçada Sprint Cup.
O atual líder da Truck Series é James Buescher, com 716 pontos. Ele é seguido de perto por Ty Dillon, irmão do atual campeão, Austin. Nelsinho é o melhor entre os brasileiros e ocupa a 7ª colocação, com 626. Paludo, em 10ª, tem 568 pontos. A Nascar Truck Series dá 43 pontos ao primeiro colocado, mais um bônus de três pontos pela vitória. A pontuação vai diminuindo de um em um de acordo com a classificação em cada prova. Outros bônus são distribuidos para os pilotos que lideram voltas em uma corrida e que registram a volta mais rápida.
A Truck Series está na reta final da temporada 2012. A prova no Texas é a 20ª de 22 corridas. A Sprint Cup, mais longa, tem um total de 36 corridas, sendo que as primeiras 26 servem como uma classificação para uma espécie de playoff, disputado pelos 12 pilotos mais bem qualificados.
Confira os 10 primeiros colocados da Truck Series até aqui:
1º) James Buescher - 716 pontos
2º) Ty Dillon - 695 pontos
3º) Timothy Peters - 691 pontos
4º) Parker Kligerman - 680 pontos
5º) Joey Coulter - 670 pontos
6º) Matt Crafton - 664 pontos
7º) Nelson Piquet Jr. - 626 pontos
8º) Justin Lofton - 618 pontos
9º) Johnny Sauter - 573 pontos
10º) Miguel Paludo - 568 pontos