Terceiro colocado no ranking mundial juvenil, o tenista gaúcho Orlando Luz, o Orlandinho, 16 anos, perdeu neste sábado a final do torneio individual masculino de tênis nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, na China. Ele levou a medalha de prata na competição.
Na partida, disputada em quadra dura com temperatura acima dos 30ºC, Orlandinho foi batido pelo polonês Kamil Majchrzak. O adversário, dois anos mais velho, 15º no ranking da faixa etária, venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 7-5.
O primeiro set foi decidido logo no game inicial. Com a posse do saque, Orlando Luz foi quebrado por Kamil. Até o fim da parcial, o polonês controlava as ações enquanto Orlandinho apresentava um tênis instável.
Leia mais notícias sobre tênis
Na segunda parcial, apesar de nova vitória do polonês, o cenário foi bem diferente. Desta vez, os dois jogadores mostraram instabilidade. Assim como no primeiro set, Orlando teve o serviço quebrado logo de cara, mas devolveu em seguida. E isso se repetiria outras duas vezes. Até o placar indicar 4 a 4, cada um confirmou seu saque apenas uma vez.
No fim da partida, Kamil conseguiu nova quebra sobre Orlando, fez 6 a 5 e só confirmou seu serviço novamente para ficar com a medalha de ouro olímpica.
Esta foi a décima medalha do Brasil em Nanquim. São oito em competições entre países, e outras duas por equipes multinacionais (ambas de prata). Entre os oito pódios, a delegação brasileira soma três ouros, quatro pratas e um bronze.
Neste domingo, Orlando terá uma nova chance de conquistar uma medalha de ouro em Nanquim. Ao lado de Marcelo Zormann, com quem foi campeão no Grand Slam de Wimbledon na competição juvenil em 2014, ele disputará a decisão de duplas masculinas. Os adversários serão os russos Andrey Rublev e Karen Khachanov. A partida será às 15h locais (4h em Brasília).