A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deverá reforçar o cardápio de engenharias no Estado a partir do vestibular de 2015. A instituição aprovou, em abril, a implantação de dois novos cursos: Engenharia Aeroespacial (o primeiro no Estado) e Engenharia de Telecomunicações.
A UFSM deverá contratar 25 professores, 12 técnicos de laboratórios e outros cinco servidores técnicos para implantar as duas graduações, que ficarão sediadas no Centro de Tecnologia, na Cidade Universitária, em Santa Maria.
Engenharia Aeroespacial terá 40 vagas. O objetivo do curso será preparar pessoas que desenvolviam novas tecnologias para uso na aviação. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), outras cinco universidades oferecem a graduação no Brasil.
Com o objetivo de formar profissionais que atuem na área de segurança da informação por meio de redes de comunicação global, Engenharia de Telecomunicações terá 50 vagas. O curso é oferecido em outras 25 instituições brasileiras - três delas no Estado: UFSM, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Alegrete, e Centro Universitário La Salle (Unilasalle), em Canoas.