Usar ambientes digitais para manter contato com amigos, fazer compras ou estudar são atividades cada vez mais corriqueiras. Porém, para que isso ocorra, é necessário atender a uma série de demandas para criar os produtos para a web.
Um dos profissionais capazes de atuar nessas áreas é o formado em Comunicação Digital. Aluno do bacharelado da Unisinos, Murilo Hennemann, 21 anos, de São Leopoldo, faz intercâmbio na Hanyang University (campus Erica), na Coreia do Sul, por meio do Ciência Sem Fronteiras. Graduação ainda rara nas universidades brasileiras, ComDig visa a preparar pessoas capazes de propor e construir soluções para ambientes digitais.
- O curso nos ensina sobre design, TI, marketing, tecnologia, inovação e muitas outras áreas relacionadas ao universo online. Além disso, ele é multidisciplinar e foca na formação de profissionais diferenciados. Comunicação Digital habilita o estudante para atuar em diversos campos e segmentos, desde o setor de design digital, em que me enquadro, até diversos outros, como empreendedorismo com foco em soluções digitais, mídias sociais e pesquisa acadêmica - explica Murilo.
Segundo ele, o Brasil é um bom mercado para a área, mesmo se comparado a países asiáticos.
- Coreanos e japoneses inovam no setor mobile. Isso acontece porque os telefones são muito baratos e mais utilizados do que desktops. Em 2013, o número de compras em portais de e-commerce foi maior em dispositivos móveis do que computadores de mesa. No Brasil, há mercado para a gente.Arrisco dizer que não suprimos metade da demanda pela escassez de mão de obra especializada. Quem se forma na área não encontra apenas um mercado que pede profissionais competentes, mas também um setor guiado pela criatividade, que implora por novas maneiras de ver a tecnologia em seus serviços e usos.
Terceira viagem de estudos
O intercâmbio na Coreia do Sul é a terceira viagem de estudos de Murilo. Primeiro, fez high school nos Estados Unidos, quando tinha 17 anos. Depois, foi para a China, onde estudou a cultura local, sustentabilidade e integração entre o Brasil e o país asiático.
- Agora, me encontro mais próximo daquilo que oferta o meu curso. Faço parte do departamento de design multimídia. Mesmo assim, é diferente, pois sempre vai ser difícil compararcursos de Comunicação Digital, uma vez que eles são todos pensados a partir de diferentes cenários e alternativas para desenvolvimento de produtos e soluções digitais - diz Murilo.
Aluno do sexto semestre, em vez de priorizar um lugar para desenvolver sua carreira, o jovem projeta a satisfação profissional:
- Eu quero é trabalhar, conseguir realizar meus planos e ser feliz. Não tenho preferência de local para isso acontecer, desde que aconteça. Por enquanto, tudo o que quero é aprender, aplicar e receber o conhecimento para crescer nos ambientes profissional e pessoal.
Sobre o curso da Unisinos
Duração: quatro anos
Modalidade: bacharelado
Turno: manhã
Vagas: 30
Ingresso: vestibular (uma vez por ano)
Campus: São Leopoldo