Confira os depoimentos dos estudantes que participaram de encontro com arquitetos para conhecer a carreira em detalhes.
VÍDEO: veja como foi o encontro dos vestibulandos com os arquitetos
> Michelle Latorres Ribeiro, 30 anos, de Porto Alegre, mora em Cachoeirinha. Largou o curso de Relações Públicas e pensa em fazer Arquitetura ou Veterinária.
"Minhas dúvidas sobre fazer ou não vestibular para Arquitetura foram sanadas, tendo em vista o foco maior da busca pelo curso ser justamente o prazer no que se faz, a satisfação diária. O encontro também abriu minha mente para o grande leque de oportunidades que temos tanto durante o curso quanto depois de formados. Meus únicos receios ainda são as provas de matemática e física. Mas a oportunidade fez crescer em mim a motivação para me dedicar ainda mais aos estudos e repensar minha estratégia de concorrer somente na UFRGS."
> Guilherme Martins Meneguzzi, 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Fundação Bradesco, de Gravataí, vai prestar seu primeiro vestibular neste verão.
"A conversa foi fluindo muito agradavelmente, possibilitando a oportunidade de descobrir um lado que eu não conhecia da arquitetura comercial e do urbanismo. Sobre o curso de graduação, pude esclarecer as dúvidas a respeito do que é mais exigido nos trabalhos. Já o cotidiano de um arquiteto foi mostrado de uma forma bem mais atrativa do que eu imaginava, em que há muito contato com os clientes e é importante estar atualizado. Tudo isso que fez com que eu deixasse meus medos de lado para decidir cursar Arquitetura com confiança e entusiasmo."
> Gabriel Buchanelli Holz, 18 anos, mora em Porto Alegre, onde faz cursinho, desde março. Nascido em Ajuricaba, no noroeste do Estado, tinha dúvidas entre cursar Arquitetura ou Engenharia Civil.
"Achei o encontro muito produtivo, pude tirar minhas dúvidas sobre Arquitetura e compreender melhor a área. Eu tinha dúvidas sobre o uso constante de matemática em Arquitetura e Engenharia, sobre o mercado de trabalho e, a principal delas, sobre onde a Arquitetura se diferencia da Engenharia Civil. Com a ajuda dos arquitetos, pude conhecer um pouco da rotina desses profissionais. Entre as dúvidas, estava também optar entre Engenharia Civil e Arquitetura, mas, depois do encontro, pude ver que a Arquitetura se encaixa mais com o meu perfil."
>>> Saiba mais sobre a profissão de engenheiro civil