A reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Miriam da Costa Oliveira, foi reconduzida ao cargo ontem pelo ministro da Educação em exercício, Binho Marques. O mandato se estende até 2017.
Miriam havia sido eleita em 25 de setembro de 2012, com aproximadamente 55% dos votos de professores, alunos e técnicos da UFCSPA. No dia 4 de outubro do mesmo ano, teve seu nome ratificado em eleição realizada no Conselho Universitário (Consun) da UFCSPA.
Em 2011, ela havia sido condenada pela 3ª Vara Criminal da Justiça Federal de Porto Alegre a oito anos e cinco meses de prisão, em regime semiaberto, por dispensa indevida de licitação na época em que ela atuava como pró-diretora de Desenvolvimento Institucional da então Fundação Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFCMPA). Teriam sido dispensadas licitações em 47 oportunidades, sendo contratado diretamente outro dos sete réus no processo, Paulo Pedott, para a prestação de serviços de publicidade e propaganda.
Na sexta-feira, às 19h30min, Miriam será reempossada em sessão solene no Salão Nobre da universidade.