Na quinta-feira passada, a Secretaria de Relações Internacionais (Relinter) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul publicou uma retificação do edital do programa Ciência sem Fronteiras, que concede bolsas ao exterior para alunos da graduação e pós-graduação. Com a mudança, a universidade inseriu 16 novos cursos entre os elegíveis para o programa
As graduações adicionadas são: Análise de Políticas e Sistemas de Saúde - Saúde Coletiva, Artes Visuais bacharelado e licenciatura, Dança licenciatura, Direção Teatral, Interpretação Teatral, Educação Física bacharelado e licenciatura, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Jornalismo, Música bacharelado, Nutrição, Psicologia e Publicidade e Propaganda.
Os estudantes de graduação interessados em realizar disciplinas e estágios fora do país devem se inscrever até dia 25 de janeiro. A seleção contempla Alemanha, Austrália, Canadá, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia.Para concorrer, o aluno precisa, no momento da candidatura, ter integralizado no mínimo 20% do currículo previsto para seu curso. Para Noruega, é necessário ter cursado no mínimo 40%, e para Suécia, o percentual é de 55%.
Demais pré-requisitos, documentos para candidatura, cronograma completo de atividades e etapas de seleção estão detalhados no edital. No site do Programa Ciência sem Fronteiras, há uma página com instruções para os interessados em participar da seleção. É recomendado que o estudante leia as perguntas mais frequentes disponíveis na página da Relinter antes de procurar a secretaria. A partir do dia 18, o atendimento ao público da Relinter será realizado segundas e quartas, das 14h às 18h, e sextas, das 10h às 14h.